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Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALFABETIZAÇÃO CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

Autoria de: Ana Flavia dos Santos Carvalho

Orientação de: Ellen Maira de Alcantara Laudares

Presidente da banca: Ellen Maira de Alcântara Laudares

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Alfabetização, Educação, Currículo, Políticas Públicas, Legislações

Data da defesa: 13/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 07/09/2020

Data da publicação: 07/09/2020

Referência: Carvalho, A. F. d. S. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALFABETIZAÇÃO CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO . 2020. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O presente estudo teve como objetivo elencar as principais diretrizes e políticas públicas para alfabetização, partindo desde a Lei de Diretrizes e Bases (1996) até a Política Nacional de Alfabetização (2019). Considerando a multiplicidade das legislações e dos documentos orientadores da educação, considerou- se também como objetivo deste estudo apontar as possíveis convergências e divergências entre a Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização, visto que ambos os documentos são os mais recentes e buscam se complementar. Para contextualizar nosso estudo foi apresentado um pouco sobre os conceitos de educação, alfabetização, escolas, políticas públicas e políticas públicas educacionais. O estudo teve como recorte de pesquisa, o Ensino Fundamental, na qual a pesquisa se deu pelo método de análise documental, de caráter qualitativo. Essa pesquisa se justifica se, pelo fato de que os estudos a respeito da Base Nacional Comum Curricular serem escassos por ela ser um documento recente e que ainda se encontra em fase de implementação, e também com a implementação da Política Nacional de Alfabetização muito se pensa sobre as convergências e divergências nestes dois documentos. Este estudo possibilitou alcançar os objetivos iniciais deste trabalho, visto que foram elencadas as principais políticas públicas para alfabetização e comparamos as duas mais recentes que são a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA). Acreditamos que essa pesquisa possa favorecer a novos estudos sobre a temática e auxiliar os educadores com relação ao estudo sobre essas políticas para alfabetização.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201610523

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45078

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Flavia dos Santos Carvalho e Universidade Federal de Lavras

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