SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL DO IDEAL AO REAL

Título alternativo: BILINGUAL EDUCATION FOR THE DEAF IN BRAZIL FROM IDEAL TO REAL

Autoria de: Amanda Eduarda Costa

Orientação de: Josiane Marques da Costa

Presidente da banca: Josiane Marques da Costa

Primeiro membro da banca: Érica Alves Barbosa Medeiros Tavares

Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Terceiro membro da banca: Jamila Viegas Rodrigues

Palavras-chaves: Educação Bilíngue, Escolas Bilíngues, Surdos, Libras, Educação de surdos.

Data da defesa: 11/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 08/09/2020

Data da publicação: 08/09/2022

Referência: Costa, A. E. A EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL DO IDEAL AO REAL. 2020. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar quais e quantas são as instituições de educação básica que implementaram a educação bilíngue para surdos no Brasil. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa e quantitativa, portanto, ??quantiqualitativa??. Foi realizado um levantamento no website das instituições encontradas, buscando trazer como acontece o ensino bilíngue de surdos a partir das propostas pedagógicas de algumas dessas instituições. Os resultados da pesquisa mostraram que, no total, foram encontradas 33 instituições de ensino brasileiras que seguem a proposta educacional bilíngue de surdos na educação básica. Portanto, ainda não temos instituições bilíngues para surdos suficientes para atender todos os surdos. Entretanto, os documentos analisados das instituições bilíngues demonstram que essa proposta tem sido atendida corretamente pelas instituições que seguem a perspectiva bilíngue para surdos.

Abstract: This work aims to investigate which and how many are the institutions of basic education that implemented bilingual education for the deaf in Brazil. THE methodology used in the research was qualitative and quantitative, therefore, ??quantiqualitative??. A survey was carried out on the website of the institutions found, seeking to bring about how bilingual teaching of the deaf happens based on the proposals of some of these institutions. The survey results showed that, in the In total, 33 Brazilian educational institutions were found that follow the proposal bilingual educational program for deaf people in basic education. So, we still dont have institutions bilingual for the deaf enough to serve all the deaf. However, the documents analyzed by bilingual institutions demonstrate that this proposal has been met correctly by institutions that follow the bilingual perspective for the deaf.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201610646

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45273

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Amanda Eduarda Costa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo