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Título: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Título alternativo: INITIAL TEACHER TRAINING CONTRIBUTIONS OF THE PEDAGOGICAL RESIDENCY PROGRAM

Autoria de: Waleska de Fatima Sousa

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Joselma Silva

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Terceiro membro da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Palavras-chaves: Residência Pedagógica, Estágio Supervisionado, Formação Inicial de Professores, Saberes Docentes, Relação Teoria e Prática

Data da defesa: 10/06/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 24/06/2020

Data da publicação: 24/06/2020

Referência: Sousa, W. d. F. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2020. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O estágio supervisionado destaca-se no processo de formação inicial de professores nos cursos de licenciatura como um componente curricular, que tem por finalidade aproximar o acadêmico da realidade de sua área de formação e o auxilia a compreender diferentes teorias que regem o exercício profissional. O estágio curricular é compreendido como processo de vivência prático-pedagógica e é um elemento curricular fundamental e obrigatório para a formação docente. Diante disso, em 2018 o governo federal institui o Programa Residência Pedagógica articulando as Instituições de Ensino Superior (IES) e a Educação Básica, vinculado às disciplinas de estágio supervisionado curricular, cujo propósito foi induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura e promover a imersão nas redes de ensino de educação básica. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo investigar o processo de formação inicial de professores estudantes, a partir do Programa Residência Pedagógica com foco na alfabetização e letramento, com a finalidade de elencar as possíveis contribuições e repercussões para os estudantes do curso de Pedagogia. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, a partir da observação participante e aplicação de um questionário aberto a 25 residentes que integraram o projeto. Toma-se por base teóricas os estudos de Gebran (2006), Bello Breda (2007), Esteban (2010), Figueiredo (2010), Fiorentini e Castro (2003), Leal (2016), Pimenta (2004), (2010), (2012), Serrano (1994), Stahl Santos (2012), Zabini (2005), entre outros. A partir das respostas sobre a contribuição do programa foi possível agrupar as justificavas de contribuição do PRP a partir de três eixos argumentativos (a) relação teoria e prática (b) relação de afetividade (c) reconhecimento da identidade docente. Conclui-se que, o Programa Residência Pedagógica, mostrou ser uma ferramenta de contribuição para a formação inicial de professores.

Abstract: The supervised internship stands out in the process of initial teacher training in undergraduate courses as a curricular component, which aims to bring the academic closer to the reality of their area of training and helps them to understand different theories that govern professional practice. The curricular internship is understood as a practical-pedagogical experience process and is a fundamental and mandatory curricular element for teacher training. Therefore, in 2018, the federal government instituted the Pedagogical Residency Program articulating Higher Education Institutions (HEIs) and Basic Education, linked to the curricular supervised internship subjects, whose purpose was to induce the improvement of practical training in undergraduate courses and to promote immersion in the education networks of basic education. Thus, this work aims to investigate the process of initial teacher training, from the Pedagogical Residency Program with a focus on literacy teaching and literacy, in order to list the possible contributions and repercussions for students of the Pedagogy Course. To this end, we developed a research-action with a qualitative approach, based on participant observation and the application of an open-ended questionnaire to 25 residents who were part of the project. The studies of Gebran (2006), Bello Breda (2007), Esteban (2010), Figueiredo (2010), Fiorentini and Castro (2003), Leal (2016), Pimenta (2004), (2010), (2012), Serrano (1994), Stahl Santos (2012), Zabini (2005), among others. Based on the answers about the programs contribution, it was possible to group the PRPs contribution justifications based on three argumentative axes (a) theory and practice relationship (b) affective relationship (c) recognition of the teaching identity. It is concluded that, the Pedagogical Residency Program, proved to be a contribution tool for the initial formation of teachers.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201610657

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45082

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Waleska de Fatima Sousa e Universidade Federal de Lavras

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