SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A HISTÓRIA DA INFÂNCIA E O NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA EDUCAÇÃO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS

Autoria de: Malu Anarry de Andrade

Orientação de: Ellen Maira de Alcantara Laudares

Presidente da banca: Ellen Maira de Alcântara Laudares

Primeiro membro da banca: Elaine das Graças Frade

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Campos de conhecimento, Formação docente, História, Infância, Pedagogia

Data da defesa: 17/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 07/09/2020

Data da publicação: 07/09/2020

Referência: Andrade, M. A. d. A HISTÓRIA DA INFÂNCIA E O NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA EDUCAÇÃO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS. 2020. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O presente artigo tem como temática central a infância e como ela foi vista durante o percorrer da história. Inicialmente, o trabalho trata de conceitos antes utilizados para definir, reconhecer e denominar a infância. Aborda como as crianças e a infância eram tratadas na antiguidade, como era a vida das crianças em determinados contextos históricos até chegar na atualidade, visando as especificidades das crianças nas escolas e antes delas. A metodologia do artigo tem finalidade a análise de documentos que regularizam a Educação Infantil e a realização de estudos que ajudaram a compreender a história da infância e da criança. Os estudos dos documentos como a LDB, BNCC, e sobre a abordagem de Pikler segundo os estudos de Falk (2004), possibilita repensar nos cuidados com as crianças, olhá-las como sujeitos de direitos e que são capazes de serem protagonistas de sua própria história. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa e o método de pesquisa deste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201611457

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45282

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Malu Anarry de Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo