SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS OLHARES E INTERVENÇÕES

Autoria de: Marlon Eustaquio da Silva

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Primeiro membro da banca: Luciana Soares da Silva

Segundo membro da banca: Aline Cristina de Lima Dantas

Palavras-chaves: Crianças Negras, Dificuldade de Aprendizagem, Discriminação, Intervenções Pedagógicas, Relações étnicos-raciais

Data da defesa: 07/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 13/08/2020

Data da publicação: 13/08/2020

Referência: Silva, M. E. d. COTIDIANO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS OLHARES E INTERVENÇÕES . 2020. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O presente estudo buscou verificar 1) o modo como práticas educativas adotadas no cotidiano de sala de aula revelam o posicionamento conservador e excludente da escola frente à questão racial 2) a contribuição de intervenções pedagógicas críticas na superação do processo de subalternização e inferiorização da criança negra pelo ambiente escolar. Para tanto foram feitas observações não estruturadas em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, entrevista semiestruturada com a professora participante e análise documental de cadernos dosdas estudantes da turma participante. Em um segundo momento foi elaborada uma pesquisa de intervenção pedagógica, na qual foram realizadas atividades voltadas para a alfabetização tendo como eixo norteador a relações étnicos-raciais. Este trabalho por meio das intervenções pedagógicas realizadas, buscou levantar questionamentos sobre as situações vividas pelas crianças negras desta turma participante. Uma vez que elas apresentavam dificuldades em suas aprendizagens e também so

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201611461

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45094

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marlon Eustaquio da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo