SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Da Mediação Pedagógica à Afetividade um relato de experiência sobre a compreensão da escrita

Autoria de: Deborah Oliveira Silva

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Joselma Silva

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Terceiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Palavras-chaves: Mediação, Afetividade, Educação, Letramento, Alfabetização

Data da defesa: 17/06/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 09/07/2020

Data da publicação: 09/07/2020

Referência: Silva, D. O. Da Mediação Pedagógica à Afetividade um relato de experiência sobre a compreensão da escrita. 2020. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Neste estudo, abordamos a mediação e afetividade no processo de alfabetização pelo viés de estudiosos como Vygotsky (2000) e Wallon (1979), que são teóricos que contribuem significativamente para a compreensão do desenvolvimento da aprendizagem. Com base nesse pressuposto, o presente trabalho apresenta um relato de experiência, a partir de experiências vivenciadas na Residência Pedagógica no ano de 2019, abordando questões sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita de uma criança com dificuldade de aprendizagem. Assim sendo, a finalidade desse relato é apresentar atividades diferenciadas desenvolvidas com uma criança de 7 anos, que necessitava de auxilio nas atividades de linguagem e escrita. As atividades possibilitaram situações de mediação e de afetividade que contribuíram para o processo de alfabetização. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica de estudiosos como Ferreiro (1985), Soares (2000), Morais (2017), entre outros contribuintes da área. Como resultado, foi possível identificar que a mediação pedagógica por meio da afetividade contribuiu na compreensão do sistema de escrita alfabética pela criança. Além disso, percebemos a relevância do papel do professor como mediador e a importância de propostas de intervenção e a construção de uma relação de afetividade durante o aprendizado.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201611465

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45083

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Deborah Oliveira Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo