SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Literatura infantil digital a leitura em movência na formação de pequenos leitores

Autoria de: Thayanne da Silva Andrade

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Natany Avelar Silva

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: literatura, movência, obras, digitais, digitalizadas

Data da defesa: 09/06/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 30/06/2020

Data da publicação: 30/06/2020

Referência: Andrade, T. d. S. Literatura infantil digital a leitura em movência na formação de pequenos leitores. 2020. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O presente trabalho visa compreender a literatura infantil em ambientes digitais como um espaço movente da leitura, a partir do diálogo entre os sujeitos leitores e o mundo, tendo em vista que os temas abordados na literatura infantil se constituem recursos de produção de sentido e de reflexão, extrapolam a condição de ????????componente curricular????????. Nesse contexto, é importante compreender o papel que o texto literário traz como movência na formação leitora, para que o docente consiga ter práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras. Diante disso, como objetivo, propomos identificar as características de uma leitura em movência em obras de literatura infantil digital, disponibilizada gratuitamente, com o propósito de compreender a organização das obras em formato digital de videoanimação. Para fundamentar a presente reflexão mobilizamos o conceito de movência de Paul Zumthor, e de letramento e letramento literário sob a ótica de Magda Soares e Rildo Cosson, em interlocução com outros autores. Ao analisarmos 3 (três) obras de videoanimação com narrativas literárias para crianças, disponíveis em ambientes digitais, os dados nos mostram a disponibilização de livros digitais ou digitalizados direcionados para crianças, apresentam uma leitura em movência. As narrativas se organizam na junção de imagens em movimento, de som pela narração eou musicalidade, de cores e de escritos, evidenciando um o leitor movente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201611466

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45087

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thayanne da Silva Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo