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Título: O Laudo Médico como Elemento (Im) Prescindível na Sala de Recursos Multifuncionais

Autoria de: Cassia Vasconcelos de Paulo dos Santos

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Segundo membro da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues

Terceiro membro da banca: Arlete Vilela de Faria

Palavras-chaves: Educação, Educação Inclusiva, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Laudo médico

Data da defesa: 16/07/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 01/09/2020

Data da publicação: 01/09/2022

Referência: Santos, C. V. d. P. d. O Laudo Médico como Elemento (Im) Prescindível na Sala de Recursos Multifuncionais. 2020. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Este estudo teve por objetivo compreender se o laudo médico é considerado um instrumento imprescindível ou prescindível nas salas de recursos multifuncionais-SRM????s, a partir da realidade vivenciada pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado. Para tanto, esta pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa quanti- quali e exploratória, com base em dados secundários, a partir do banco de dados da pesquisa de Faria (2019), que teve como participantes 40 professoras que atuavam nas Salas de Recursos Multifuncionais e que fazem parte de uma Secretaria Regional de Ensino do Estado de Minas Gerais. Os resultados apontam que as Salas de Recurso Multifuncionais, no momento da pesquisa, eram frequentadas por uma grande quantidade de estudantes, tanto parte do público alvo da educação especial, como não, ou seja, que possuem outras especificidades. O que nos levou a questionar a exigência do laudo médico. A revisão de literatura aponta que esta dicotomia, entre a obrigatoriedade do laudo ou não, acontece em outras localidades e que para alguns professores o laudo é imprescindível, inclusive para barrar a entrada dos alunos que não fazem parte do público alvo da educação especial nas SRMs. Para outros professores a exigência é vista como uma forma de exclusão, já que o acesso ao laudo não é um percurso simples e acessível para todas as famílias. Assim, foi possível evidenciar que ele é um instrumento que em uma perspectiva inclusiva deveria servir apenas como complemento. Mas a não obrigatoriedade acaba gerando encaminhamentos desnecessários e sobrecarrega nas salas de atendimento, o professor e dificulta a realização de um atendimento educacional de qualidade. O que nos leva a concluir que há uma necessidade de revisão político normativa e estrutural no acolhimento e implementação da política de inclusão educacional sobre a temática da exigência ou não dos laudos para o AEE e seus desdobramentos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201611470

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45060

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cassia Vasconcelos de Paulo dos Santos e Universidade Federal de Lavras

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