SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: LITERATURA INFANTIL DIGITAL A LEITURA EM MOVÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES

Título alternativo: DIGITAL CHILDREN????S LITERATURE MOVING READING IN THE FORMATION OF SMALL READERS

Autoria de: Renata Moreti da Silva

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Natany Avelar Silva

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: literatura, obras, movência, digitais, digitalizadas.

Data da defesa: 09/06/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 30/06/2020

Data da publicação: 30/06/2020

Referência: Silva, R. M. d. LITERATURA INFANTIL DIGITAL A LEITURA EM MOVÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES. 2020. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O presente trabalho visa compreender a literatura infantil em ambientes digitais como um espaço movente da leitura, a partir do diálogo entre os sujeitos leitores e o mundo, tendo em vista que os temas abordados na literatura infantil se constituem recursos de produção de sentido e de reflexão, extrapolam a condição de ????componente curricular????. Nesse contexto, é importante compreender o papel que o texto literário traz como movência na formação leitora, para que o docente consiga ter práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras. Diante disso, como objetivo, propomos identificar as características de uma leitura em movência em obras de literatura infantil digital, disponibilizada gratuitamente, com o propósito de compreender a organização das obras em formato digital de videoanimação. Para fundamentar a presente reflexão mobilizamos o conceito de movência de Paul Zumthor, e de letramento e letramento literário sob a ótica de Magda Soares e Rildo Cosson, em interlocução com outros autores. Ao analisarmos 3 (t

Abstract: This work aims to understand children??s literature in digital environments as a moving space for reading, based on the dialogue between the subject readers and the world, considering that the themes addressed in children??s literature are resources for the production of meaning and reflection, extrapolate the condition of ????curricular component????. In this context, it is important to understand the role that the literary text brings as a movement in the reading formation, so that the teacher considers the differentiated and innovative pedagogical practices. Therefore, as an objective we propose to identify the characteristics of a moving reading in works of digital children??s literature, made available free of charge, with the purpose of understanding the organization of works in digital video animation format. To support this reflection, we mobilized the concept of movement by Paul Zumthor, and literacy and literary literacy from the perspective of Magda Soares and Rildo Cosson, in dialogue with other authors. W

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201611475

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45089

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Renata Moreti da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo