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Título: IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR

Título alternativo: IMPACTS OF THE PATHOLOGIZATION OF EDUCATIONAL PROCESSES A CASE STUDY ON ADHD AND SCHOOL FAILURE

Autoria de: Bruna Carvalho de Avelar

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Palavras-chaves: Hiperdiagnósticos, Medicalização, Estereótipos, Atenção, TDAH.

Data da defesa: 31/07/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 22/08/2020

Data da publicação: 22/08/2020

Referência: Avelar, B. C. d. IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR. 2020. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Existe hoje, no âmbito educacional, uma preocupante tendência à medicalização dos problemas de ensino e aprendizagem, a qual implica em um cenário de hiperdiagnósticos de estudantes, geralmente associados a supostos transtornos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. À vista disso, este trabalho teve como objetivo analisar, em um estudo de caso, os impactos da perspectiva medicalizante e patologizante dos processos educativos, tendo como enfoque os estigmas advindos do diagnóstico de TDAH. Foram investigadas as relações interpessoais envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de um estudante diagnosticado com TDAH, os meios pelos quais a instituição de ensino e a professora incluíram esse sujeito no planejamento escolar, e as estratégias pedagógicas adotadas para promover o desenvolvimento atencional desse estudante. Para tanto, adotamos a concepção de ser humano e de desenvolvimento propostas pela psicologia histórico-cultural, que tem como principais proponentes os estudiosos Vygotski, Luria e Leontiev. Os resultados demonstram as múltiplas determinações dos problemas de aprendizagem, explicitando o modo como a escola, a mediação docente e os estereótipos relacionados ao laudo de TDAH, contribuíram para a situação de fracasso escolar do participante da pesquisa.

Abstract: Today, in the educational field, there is a worrying tendency towards the medicalization of teaching and learning problems, which implies a scenario of overdiagnosis among students, generally associated with supposed disorders of inattention, hyperactivity and impulsivity. In view of this, this study aimed to analyze, in a case study, the impacts of the medicalizing and pathological perspective of educational processes, focusing on the stigmas arising from the diagnosis of ADHD. The interpersonal relationships involved in the teaching and learning process of a student diagnosed with ADHD were investigated, the means by which the teaching institution and the teacher included this subject in school planning, and the pedagogical strategies adopted to promote the students attentional development. For that, we adopted the concept of human being and development proposed by historical-cultural psychology, whose main proponents are the scholars Vygotski, Luria and Leontiev. The results demonstrate the multiple determinations of learning problems, explaining how the school, teaching mediation and stereotypes related to the ADHD report, contributed to the situation of school failure of the research participant.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201611571

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45146

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bruna Carvalho de Avelar e Universidade Federal de Lavras

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