SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: CURRÍCULO EM RESISTÊNCIA ENTRELAÇANDO GÊNERO, ETNIA E RAÇA

Autoria de: Julia Salido Alves

Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves

Presidente da banca: Jacqueline Magalhães

Primeiro membro da banca: Larissa Bulhões

Segundo membro da banca: Carolina Alvarenga

Palavras-chaves: Transversalidade, PIBID, Residência Pedagógica, Educação Menor, Resistência

Data da defesa: 14/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 07/09/2020

Data da publicação: 07/09/2020

Referência: Alves, J. S. CURRÍCULO EM RESISTÊNCIA ENTRELAÇANDO GÊNERO, ETNIA E RAÇA . 2020. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Neste estudo apresentamos experiências e análises, a partir do currículo escolar, para abordar temas transversais em escolas da Educação Básica pública. O conceito de educação menor, apontado por Silvio Gallo, e de experiência, seguindo a teoria de Jorge Larrosa, são estudados para analisar e atuar no micro espaço da sala de aula, provocando pequenas revoluções diárias e reflexões sobre educação que justificam a importância desse trabalho. Nosso objetivo é apresentar o relato de experiência, bem como as análises sobre as práticas vivenciadas e apresentar possibilidades de abordar temas interdisciplinares e transversais. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, com observação participativa. As atividades foram realizadas com turmas de 2º, 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. As oficinas foram intencionalmente preparadas de forma a instigar questões sobre gênero, sexualidade, questões raciais e indígenas, entrelaçadas com o conteúdo do livro didático e com o planejamento da Escola e das professoras, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID por meio de seus projetos, nos anos de 2016 e 2017 e também do Programa da Residência Pedagógica no ano de 2019 em Lavras MG. No PIBID Pedagogia ???????????????????????????????? Gênero e Sexualidade, atuamos durante as aulas de história e utilizamos o currículo escolar para abordar os temas de gênero, sexualidade e questões raciais. A partir dos conteúdos estudados no decorrer da disciplina, embasados nas teorias curriculares, foi possível perceber como o currículo orienta os processos educativos. Na Residência Pedagógica, atuamos em uma sala de 2º ano e abordamos a temática indígena. De acordo com essas oficinas observamos que devemos possibilitar espaços que conversem sobre essas temáticas e que haja reflexões e diálogos, sendo de grande importância a abordagem das mesmas na formação inicial e continuada de trabalhadorases da Educação.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201611598

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45328

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julia Salido Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo