SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A PEDAGOGIA CRÍTICA DE IMMANUEL KANT

Título alternativo: THE CRITICAL PEDAGOGY OF IMMANUEL KANT

Autoria de: Fabio da Silva Santos

Orientação de: Vanderlei Barbosa

Presidente da banca: Vanderlei Barbosa

Primeiro membro da banca: Carlos Betlinski

Segundo membro da banca: Ellen Maira Alcântara Laudares

Palavras-chaves: Autonomia, Caráter, Disciplina, Educação, Infância

Data da defesa: 12/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 13/09/2020

Data da publicação: 13/09/2022

Referência: Santos, F. d. S. A PEDAGOGIA CRÍTICA DE IMMANUEL KANT. 2020. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Neste trabalho o propósito é resgatar o pensamento de Immanuel Kant em sua obra Sobre a Pedagogia. O filósofo concebe a educação como uma arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações. Para tal empreendimento pedagógico Kant oferece um panorama completo de como deve ser a educação das crianças, desde cuidado do corpo, disciplina, intelecto e a moralidade. São esses pressupostos kantianos que vamos buscar explicitar analiticamente ao longo da pesquisa porque vemos neles potente atualidade para a educação.

Abstract: In this work the purpose is to rescue the thought of Immanuel Kant in his work On Pedagogy. The philosopher conceives of education as an art, whose practice needs to be perfected by several generations. For this pedagogical endeavor Kant offers a complete overview of what the education of children should be like, from body care, discipline, intellect and morality. It is these Kantian assumptions that we are going to seek to make analytically explicit throughout the research because we see in them a potent relevance for education.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20201201711971

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45138

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabio da Silva Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo