SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ATUAÇÃO DE PEDAGOGAS E PEDAGOGOS REFLEXÕES EM DIÁLOGOS COM EDUCADORAS

Título alternativo: ENVIRONMENTAL EDUCATION AND THE PERFORMANCE OF PEDAGOGUES AND PEDAGOGOS REFLECTIONS IN DIALOGUES WITH EDUCATORS

Autoria de: Bianca do Nascimento Franco

Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves

Presidente da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Primeiro membro da banca: Aline Cristina de Lima Dantas

Segundo membro da banca: Barbara Cristina Heitor Silva

Palavras-chaves: meio ambiente, infância, pedagogia, educação, ensino

Data da defesa: 14/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 01/07/2021

Data da publicação: 01/07/2021

Referência: Franco, B. d. N. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ATUAÇÃO DE PEDAGOGAS E PEDAGOGOS REFLEXÕES EM DIÁLOGOS COM EDUCADORAS. 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: No presente trabalho abordamos a Educação Ambiental na Educação Infantil. Definimos como nosso objetivo geral identificar e analisar experiências e desafios ao se trabalhar a Educação Ambiental no processo na Educação Infantil. Para desenvolver esse estudo, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, composta de estudos teóricos e documental, e por entrevistas a partir de um questionário semiestruturado a três professoras atuantes nos municípios de Lavras e Ribeirão Vermelho, Minas Gerais. Para análise dos dados levantados, nos embasamos em pressupostos teóricos da Educação Ambiental crítica. Tendo em vista a relevância da temática nos cursos de formação docente, com este trabalho, buscou-se compreender as propostas de ensino sobre a Educação Ambiental, relacionando os documentos que regem a educação junto aos referenciais teóricos e as práticas pedagógicas relatadas nas entrevistas, contribuindo assim com as discussões sobre a Educação Ambiental na Educação Infantil.

Abstract: This work addresses Environmental Education in Early Childhood Education. Its objective is to identify and analyze the challenges when working with Environmental Education in the Early Childhood Education process of three teachers in the municipalities of Lavras and Ribeirão Vermelho. It is a qualitative research, consisting of interviews from a semi-structured questionnaire to three teachers and analysis of documents that govern Early Childhood Education in Brazil. The discussions are based on the theoretical assumptions of critical environmental education. Given the relevance of the theme in teacher training courses, this work seeks to understand the teaching proposals on Environmental Education, relating the documents that govern education with theoretical references and pedagogical practices reported in the interviews, contributing as well as the discussions on Environmental Education in Early Childhood Education.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201610041

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47541

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bianca do Nascimento Franco e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo