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Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autoria de: Mayna Cristina Silva Santana

Orientação de: Josiane Marques da Costa

Presidente da banca: Josiane Marques da Costa

Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes Souza

Palavras-chaves: Educação Inclusiva, Educação Infantil, Deficiência, Relato de Experiência, Formação Docente

Data da defesa: 12/10/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 18/04/2021

Data da publicação: 18/04/2021

Referência: Santana, M. C. S. EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2021. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Atualmente, muitas são as discussões sobre o processo da Educação Inclusiva de alunos com deficiência dentro do ambiente escolar. Algumas dessas instituições nãocompactuam com o processo de inclusão escolar e social dos alunos e alunas que partilham de alguma deficiência, sendo ela física, motora e ou intelectual. O ambiente escolar tem como finalidade garantir o acesso à educação e à inserção social dos alunos com deficiência, fazendo com que estes sejam incluídos no ambiente escolar e tenham acesso a um processo educacional igualitário. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência com alunos com deficiência incluídos na educação infantil, no âmbito de uma escola da rede privada de ensino. Essa pesquisa buscou relatar a experiência acerca do processo de inclusão educacional de dois alunos com deficiência na classe regular de ensino. A metodologia utilizada neste trabalho é de natureza qualitativa, já que busca relatar experiências vivenciadas no ambiente escolar. Buscamos analisar como foi realizado o processo de inclusão desses alunos, tendo em vista a necessidade de se realizar constantes e contínuas reflexões sobre novas e diversificadas perspectivas na educação escolar, de forma mais específica. Considera-se que é necessário a adoção de novas ações pedagógicas, buscando criar e repensar novos ambientes de aprendizagemo que torna necessário a participação em projetos de formação continuada, a fim de desenvolver estratégias de ensino que alcancem os alunos com deficiência.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201610517

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47536

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mayna Cristina Silva Santana e Universidade Federal de Lavras

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