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Título: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA PLURAL EM BELO HORIZONTE, MG

Título alternativo: AN INNOVATIVE EXPERIENCE IN EDUCATION REFLECTIONS ON THE PLURAL SCHOOL IN BELO HORIZONTE, MG

Autoria de: Bruna Cristina de Paulo Silva

Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves

Presidente da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga

Segundo membro da banca: Larissa Figueiredo S. Seixlack Bulhões

Palavras-chaves: Escola Plural, Escola Democrática, Experiências Alternativas, Belo Horizonte, Docência.

Data da defesa: 11/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/06/2021

Data da publicação: 29/06/2021

Referência: Silva, B. C. d. P. EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA PLURAL EM BELO HORIZONTE, MG. 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Tendo em vista os dilemas vivenciados no contexto pandêmico, devido ao novo coronavírus e as várias reflexões que esse cenário nos trouxe, tanto sociais, quanto individuais, a primeira justificativa que intrigou e motivou a realização desta pesquisa surgiu em razão do negacionismo quanto às evidências científicas de prevenção e cura da Covid-19. Essa postura diante de uma situação social, em que é imprescindível o cuidado, nos provoca sobre a importância de urgentemente ser combatida. Em virtude dessa afirmativa, a educação, com seu potencial emancipador, deve assumir uma conduta de transformação e combate a fontes de alienação. A segunda justificativa foi motivada pela experiência pessoal atribuída por uma educação mecânica e fragmentária. Além disso, destaco a observação de práticas pedagógicas oriundas das próprias educadoras e educadores do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras, que me provocaram a pensar em mudanças e transformações. Desse modo, pesquisa-se sobre Uma Experiência Inovadora na Educação Reflexões sobre a Escola Plural em Belo Horizonte, MG a fim de apresentar uma iniciativa de um processo integrador, coletivo e diversificado, que não pode ser esquecido na história a fim de resgatar o significado do processo educativo e de polinizar ideias para a autonomia e ampliação dos horizontes. Para tanto, é necessário analisar a Lei de Diretrizes e Bases e o Plano Nacional de Educação compreender a intenção das propostas vigentes e as exigências do capital expor conceitos que se articulam, mostrando a importância de diferentes barreiras, de modo a criar novas perspectivas para o futuro e, por fim, apresentar uma prática pedagógica que tenha um discurso empenhado com o agir transformador. Realiza-se então, uma pesquisa de abordagem descritiva associada à pesquisa bibliográfica. Dessa forma, foram analisadas, de forma seletiva, algumas pesquisas já realizadas, compostas por autores e autoras relevantes na produção sobre o assunto. Em seguida, procedemos a uma nova revisão bibliográfica, com a finalidade de aprofundar o conhecimento acerca da história da Escola Plural, assim, sendo capaz de dialogar com pesquisasque analisam experiências de professores e professoras. Diante disso, verifica-se a importância de abrir espaço de diálogo para a construção de uma nova educação. Em síntese, é preciso traçarmos novas formas de pensamento para que possamos avançar em direção ao resgate do direito e o prazer de aprender, e a Escola Plural deve ser vista como uma possibilidade do nosso tempo. Assim, para quem pretende mudar, abre-se uma nova avenida promissora.

Abstract: In view of the dilemmas experienced in the pandemic context, due to the new coronavirus and the various reflections that this scenario brought to us, both social and individual, the first justification that intrigued and motivated this research arose due to the denial of scientific evidence Prevention and Cure Program of Covid-19. This attitude in a social situation, in which care is essential, provokes us about the importance of urgently being tackled. In virtue of this affirmation, education, with its emancipatory potential, must assume a conduct of transformation and fight against sources of alienation. The second justification was motivated by the personal experience attributed by a mechanical and fragmentary education. In addition, I highlight the observation of pedagogical practices from the educators and educators of the Education Department of the Federal University of Lavras, which provoked me to think about changes and transformations. Thus, research is carried out on An Innovative Experience in Education Reflections on the Plural School in Belo Horizonte, MG in order to present an initiative of an integrative, collective and diversified process, which cannot be forgotten in history in order to rescue the meaning of the educational process and of pollinating ideas for autonomy and broadening horizons. Therefore, it is necessary to analyze the Law of Guidelines and Bases and the National Education Plan understand the intent of current proposals and capital requirements expose concepts that are articulated, showing the importance of different barriers, in order to create new perspectives for the future and, finally, present a pedagogical practice that has a discourse committed to transforming action. Then, a descriptive approach research associated with bibliographic research is carried out. In this way, some researches already carried out were selectively analyzed, composed by relevant authors and authors in the production on the subject. Then, we proceeded to a new bibliographical review, in order to deepen the knowledge about the history of the Plural School, thus being able to dialogue with researches that analyze the experiences of teachers and teachers. Therefore, it is important to open a space for dialogue for the construction of a new education. In short, it is necessary to trace new ways of thinking so that we can advance towards the rescue of the right and the pleasure of learning, and the Plural School must be seen as a possibility of our time. Thus, for those who want to change, a promising new avenue opens up.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201611479

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47522

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bruna Cristina de Paulo Silva e Universidade Federal de Lavras

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