SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL NO CURSO DE PEDAGOGIA O QUE DIZEM OS SUJEITOS EM FORMAÇÃO?

Título alternativo: A LOOK AT THE STAGE IN EDUCATIONAL MANAGEMENT IN THE PEDAGOGY COURSE WHAT DO THE SUBJECTS IN TRAINING SAY?

Autoria de: Juliana Aparecida dos Santos

Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral

Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Elaine das Graças Frade

Palavras-chaves: Estágio supervisionado, Formação do Pedagogo, Gestão educacional, Analíse documental, Educação

Data da defesa: 22/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/04/2021

Data da publicação: 04/04/2021

Referência: Santos, J. A. d. UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL NO CURSO DE PEDAGOGIA O QUE DIZEM OS SUJEITOS EM FORMAÇÃO?. 2021. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho visa apresentar uma reflexão sobre o estágio em gestão educacional que acontece no 5º período do curso de Pedagogia presencial, a partir da análise dos relatos escritos pelos estudantes do curso, matriculados no componente curricular do estágio, referentes ao ano de 2019. Destaca-se a importância do estágio para a formação do pedagogo, por oportunizar, ainda no ensino superior, sua aproximação com as escolas de educação básica e com as vivências no futuro campo profissional. Além disso, o estágio em gestão educacional caracteriza-se como espaço privilegiado para socialização e produção de conhecimentos das dimensões administrativas, financeiras, pedagógicas e do cotidiano escolar, dentre outros aspectos. Em razão do objeto de estudo optamos por desenvolver uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo documental, por meio da leitura, estudo e categorização dos relatos produzidos pelos estudantes ao longo de suas vivências no estágio em gestão, que geraram as seguintes categorias de análise Escolas e Municípios, Concepção de Estágio Supervisionado, Conceitos de Gestão Educacional, Percepções do Estágio em Gestão, Autores mais Citados, Propostas de Intervenções Formuladas, Pontos Positivos e Negativos do Estágio, que foram analisadas a partir do referencial teórico das áreas do estágio, gestão educacional e escolar. Por meio dessa pesquisa foi possível compreender a importância do estágio supervisionado em gestão educacional para a formação do futuro pedagogo, uma vez que ele deve permitir o contato direto com a realidade escolar e como os aspectos da gestão com um todo. Além disso, foi possível compreender o que dizem os sujeitos em formação sobre essas experiências, apontando lacunas que precisam ser superadas para qualificar os estágios supervisionados no curso de Pedagogia.

Abstract: This work aims to present a reflection on the internship in educational management that takes place in the 5th period of the presential Pedagogy course, based on the analysis of the reports written by the students of the course, enrolled in the curricular component of the internship, referring to the year 2019. Evidencing the importance of the internship for the education of the pedagogue, because it provides opportunities, even in higher education, to get closer to the basic education schools and to the experiences in the future professional field. Besides that, the internship in educational management is characterized as a privileged space for socialization and production of knowledge from the administrative, financial, pedagogical and school life dimensions, besides other aspects. Due to the object of study, we opted to develop a qualitative research, of documentary type, through the reading, study and categorization of the reports produced by the students during their experiences in the management internship, which generated the following categories of analysis Schools and Municipalities, Supervised Internship Conception, Educational Management Concepts, Perceptions of Management Internship, Most Cited Authors, Proposed Intervention Proposals, Positive and Negative Points of the Internship, which were analyzed from the theoretical framework of the internship areas, educational management and school. Through this research it was possible to understand the importance of the supervised internship in educational management for the formation of the future pedagogue, since they must allow direct contact with the school reality and with aspects of management as a whole. In addition, it was possible to understand what the subjects in training say about these experiences, pointing out gaps that need to be overcome to qualify the supervised internships in the Pedagogy course.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201620090

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47538

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Juliana Aparecida dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo