SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: PEDAGOGIA DA IMAGEM E FORMAÇÃO LEITORA

Título alternativo: PEDAGOGY OF IMAGE AND READING TRAINING

Autoria de: Luana Belchior Mesquita Carvalho

Orientação de: Dalva de Souza Lobo

Presidente da banca: Dalva de Souza Lobo

Primeiro membro da banca: Ellen Maira de Alcântara Laudares

Segundo membro da banca: Carlos Betlinski

Terceiro membro da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Palavras-chaves: Verbivocovisualidade, Multiletramentos, Formaçãoleitora, Pedagogia, Imagem.

Data da defesa: 29/01/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 17/02/2021

Data da publicação: 17/02/2021

Referência: Carvalho, L. B. M. PEDAGOGIA DA IMAGEM E FORMAÇÃO LEITORA. 2021. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Neste trabalho abordou-se o tema formação leitora na perspectiva da pedagogia da imagem presente na literatura infantojuvenil e nos textos verbivocovisuais. O problema que ensejou a presente pesquisa refere-se à investigação de como se configura a produção de sentidos a partir de uma pedagogia da imagem. Nossa hipótese é de que a comunicação realizada por diferentes modalidades textuais, incluindo as imagens, permitem diferentes leituras de mundo que se articulam a outras linguagens. Nesse sentido, o objetivo principal concerniu em compreender como as imagens presentes nos livros de literatura infantojuvenil e nos textos verbivocovisuais contribui no processo de formação leitora e, entre os objetivos destacaram-se identificar os elementos constitutivos dos textos verbivocovisuais na perspectiva dos multiletramentos, e desenvolver uma prática pedagógica visando à consolidação da competência do leitor literário. A abordagem da pesquisa foi de cunho qualitativo e de caráter exploratório e, quanto aos procediment

Abstract: In this work, the theme of reader training was approached from the perspective of image pedagogy present in childrens literature and in verbivocovisual texts. The problem that gave rise to the present research refers to the investigation of how the production of meanings is configured from an image pedagogy. Our hypothesis is that the communication carried out by different textual modalities, including images, allows different readings of the world that are articulated with other languages. In this sense, the main objective was to understand how the images present in childrens literature books and in verbivocovisual texts contribute to the process of reading formation and, among the objectives, we highlight the identification of the constituent elements of verbivocovisual texts in the perspective of multi-tools, and to develop a pedagogical practice aimed at consolidating the competence of the literary reader. The research approach was of a qualitative and exploratory nature and, as for the procedures for c

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201620094

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47273

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luana Belchior Mesquita Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo