SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIMENSÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PERSPECTIVA DA REVISTA NOVA ESCOLA

Autoria de: Tarik Muller da Gama

Orientação de: Regilson Maciel Borges

Presidente da banca: Regilson Maciel Borges

Primeiro membro da banca: Andreliza Cristina de Sousa

Segundo membro da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Terceiro membro da banca: Paulo Henrique Arcas

Palavras-chaves: Revista, jogos, Brincadeira, Educação Infantil, Dimensão Lúdica

Data da defesa: 17/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 15/06/2021

Data da publicação: 15/06/2021

Referência: Gama, T. M. d. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIMENSÃO LÚDICA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PERSPECTIVA DA REVISTA NOVA ESCOLA. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A pesquisa tem como objetivo evidenciar como a Revista Nova Escola trata do tema jogos e brincadeiras na educação infantil no período de 2013 a 2019, como dimensão lúdica no contexto das práticas pedagógicas. Nesta etapa as brincadeiras, em sua riqueza, são pedagógicas, culminando num mundo de fantasias e realidades. A escolha deste tema, justifica-se pela necessidade crescente do estudo sobre a primeira etapa de escolarização das crianças e também pela sistematização das reais contribuições que os jogos e brincadeiras podem trazer para a construção do conhecimento na Educação Infantil. Assim, para a construção deste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica baseada na produção da Revista Nova Escola, destacando como os autores descrevem a contribuição dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento na Educação Infantil de 0 a 3 anos. A seleção da Revista Nova Escola, enquanto objeto de análise sobre o tema pesquisado, se deu em razão da sua grande circulação no interior das escolas públicas brasileiras. Para a seleção, foram priorizadas as publicações digitais publicadas no período de 2013 a 2019, que traduziam, em suas edições, discussões centradas na educação infantil. Os resultados mostram que as brincadeiras oportunizaram às crianças momentos de criação, aprendizado e descobertas, visto que lidavam com elementos até então desconhecidos, novos formatos, cores, ou seja, tiveram a chance de se descobrirem e conhecerem um mundo até então inexplorado.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201620102

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47660

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tarik Muller da Gama e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo