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Título: ????????EU NÃO SOU BURRO???????? ESTUDO DE CASO SOBRE AS INFLUÊNCIAS DOS ESTEREÓTIPOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO.

Autoria de: Denia Andrade Teixeira

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Primeiro membro da banca: Luciana Soares da Silva

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhaes Alves

Palavras-chaves: psicologia, histórico, exclusão, fracasso, escolar

Data da defesa: 08/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 09/06/2021

Data da publicação: 09/06/2021

Referência: Teixeira, D. A. ????????EU NÃO SOU BURRO???????? ESTUDO DE CASO SOBRE AS INFLUÊNCIAS DOS ESTEREÓTIPOS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO.. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Na presente pesquisa realizamos um estudo de caso, sobre a compreensão multideterminada da queixa escolar. O estudo foi realizado no contexto do Programa Residência Pedagógica, durante os anos de 2019 e 2020, a partir do acompanhamento de uma criança de sete anos de idade, que cursava o 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de Minas Gerais. A queixa escolar referia-se à dificuldade de ler e escrever da criança, a qual era considerada como ????????criança problema???????? e a todo momento era estigmatizada pela escola. Com base no referencial teórico da psicologia histórico-cultural, pela pesquisa buscamos investigar como era compreendida a queixa escolar apresentada pela escola e pela família, identificar e desconstruir os rótulos e estereótipos que permeavam a história escolar da criança e propor intervenções pedagógicas, as quais contribuíssem para a superação das dificuldades de aquisição da escrita. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas com duas professoras e a supervisora pedagógica, visita domiciliar à família e intervenções pedagógicas com a criança. Pela análise dos resultados enfatizamos a urgência da discussão sobre as múltiplas determinações do fracasso escolar nas instituições de ensino, baseadas em estudos científicos e não no senso comum, o qual limita a compreensão das dificuldades de aprendizagens sob preceitos excludentes, preconceituosos e estereotipados.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201620161

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47262

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Denia Andrade Teixeira e Universidade Federal de Lavras

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