SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A LITERATURA E SUA POTENCIA EM DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoria de: Ariana Paula de Almeida Silva

Orientação de: Marcio Magalhaes da Silva

Presidente da banca: Márcio Magalhães da Silva

Primeiro membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Segundo membro da banca: Larissa Figueiredo S. Seixlack Bulhões

Palavras-chaves: literatura, escola, gênero, sexualidade, ensino

Data da defesa: 26/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 28/06/2021

Data da publicação: 28/06/2021

Referência: Silva, A. P. d. A. A LITERATURA E SUA POTENCIA EM DIÁLOGOS E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma verificação do uso da Literatura como suporte para as discussões de gênero e sexualidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, partiu-se da análise das produções apresentadas no13thWomen????????s Worlds Congress e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, evento realizado a cada três anos, que recebe trabalhos de estudiosos das mais diversas partes do mundo. A partir dessa análise alguns trabalhos forma selecionados e uma verificação mais minuciosa foi realizada. Esta pesquisa considera gênero e sexualidade construções sociais e não apenas um aspecto biológico e uma questão de saúde como muitas escolas ainda tendem a crer. Além de trazer definições de genro e sexualidade, o trabalho ainda faz um esclarecimento da conceituação de Literatura e de como esses três temas estão intimamente ligados aos processos educacionais no que se refere a educação sexual e suas ramificações. Para a realização deste trabalho foram usados estudos de caráter literário, histórico e sociológicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para a fundamentação do trabalho e posteriores análises, baseada em autores como Cândido (2011),Kollontai( 2011), Louro (1997),Corsino(2010), Abrantes (2011) entre outros.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201621118

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47520

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ariana Paula de Almeida Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo