SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: UM OUTRO OLHAR SOBRE A CRIANÇA INDÍGENA RESSIGNIFICANDO AS BRINCADEIRAS A PARTIR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO

Autoria de: Leticia Araujo Ferreira

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Katia Batista Martins

Segundo membro da banca: Ellen Maira de Alcantara Laudares

Palavras-chaves: Brincares, indígenas, gênero, cultura, infância

Data da defesa: 09/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 31/03/2021

Data da publicação: 31/03/2021

Referência: Ferreira, L. A. UM OUTRO OLHAR SOBRE A CRIANÇA INDÍGENA RESSIGNIFICANDO AS BRINCADEIRAS A PARTIR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO. 2021. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo elucidar a importância do brincar no desenvolvimento social e cultural da criança indígena, a fim de problematizar como as relações de gênero influenciam nos brincares infantis. O referencial teórico teve como base os estudos de Tizuko Kishimoto (1994), sobre o brincar Joan Scott (1995), sobre o conceito de gênero Daniela Finco (2010), sobre a transgressão de gênero e William Corsaro (2002 2009), sobre o conceito de reprodução interpretativa. A abordagem metodológica foi a partir de análises descritivas de cenas do documentário Waapa, que retrata o modo de ser e estar das crianças Yudjá e o seu elo com a natureza. Foi possível concluir que as relações de gênero influenciam significativamente nos brincares indígenas, sendo que a cultura e as formas de organização social tornam-se um espelho para os brincares na fase infantil. Dessa forma, os estereótipos do que é ??ser menina?? e do que é ??ser menino?? começam a se disseminar desde as brincadeiras infantis. Por outro lado, falar da capacidade de reinterpretar, criar e transgredir são ações que fazem parte do universo das crianças Yudjá, visto que elas, muitas vezes, rompem com o arcabouço cultural trazido pelos adultos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201621137

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47544

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Araujo Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo