SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: ROMA, CIDADE ABERTA E ALEMANHA, ANO ZERO CONTRIBUIÇÕES DO CINEMA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autoria de: Larissa Cardoso Oliveira

Orientação de: Luciana Azevedo Rodrigues

Presidente da banca: Luciana Azevedo Rodrigues

Primeiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Segundo membro da banca: Marcio Norberto Farias

Palavras-chaves: Rossellini, Neorrealismo, Análise fílmica, Formação, docente.

Data da defesa: 05/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 10/03/2021

Data da publicação: 10/03/2021

Referência: Oliveira, L. C. ROMA, CIDADE ABERTA E ALEMANHA, ANO ZERO CONTRIBUIÇÕES DO CINEMA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo resulta do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, tendo como objetivo analisar duas películas e compreender os aspectos contidos nelas que podem contribuir para a formação de futuros professores. No desenvolvimento deste trabalho, percorri um caminho para compreender os motivos que culminaram no nascimento do neorrealismo italiano, a partir daí irei apontar as idiossincrasias presentes no trabalho desenvolvido pelo diretor Roberto Rossellini e, em especial, realizar uma análise fílmica de duas das películas que compõem a renomada Trilogia da Guerra, sendo elas Roma, cidade aberta (1945) e Alemanha, ano zero (1948). Em seguida, seguem os apontamentos de aspectos formais e de conteúdos destas películas e como são refletidos em relação com a formação de professores, a partir da experiência da própria autora deste trabalho de assistir e debater tais obras em um grupo de estudos. Após a análise das relações entre a arte cinematográfica de Rossellini e a formação docente, é possível compreender as suas potencialidades para o desenvolvimento da formação docente numa dimensão de emancipação humana e crítica-reflexiva.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201621144

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47270

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Cardoso Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo