SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UMA MULHER NEGRA ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DESAFIOS PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autoria de: Tainara Aparecida Garcia do Nascimento

Orientação de: Aline Cristina de Lima Dantas

Presidente da banca: Aline Cristina de Lima Dantas

Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Palavras-chaves: Trajetória escolar, Mulheres, EJA, Direito à educação, Raça

Data da defesa: 22/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 25/03/2021

Data da publicação: 25/03/2021

Referência: Nascimento, T. A. G. d. TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UMA MULHER NEGRA ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DESAFIOS PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: No presente estudo buscamos compreender e evidenciar os principais desafios enfrentados por mulheres na busca por escolarizar-se, por meio do estudo da trajetória escolar de uma mulher estudante da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de LavrasMG, como expressão da luta pelo direito à educação e resistência a invisibilização que as mulheres sofrem em decorrência da cultura machista e patriarcal que caracteriza a sociedade brasileira. O estudo partiu da premissa de que a EJA constitui-se como um direito, fundamentado no princípio da dignidade da pessoa humana e ao estabelecer uma interlocução com o campo das relações de gênero, buscou promover reflexões acerca do processo de escolarização de mulheres no âmbito da EJA. A metodologia de pesquisa, como estudo de caso, adotou abordagem qualitativa, tendo como fonte estudos teóricos e a narrativa de uma mulher estudante da EJA, valendo-se dos princípios da entrevista compreenssiva de Kaufman (2013). A partir da narrativa da estudante da EJA foi possível identificar os desafios enfrentados pela sua condiçãode mulher para retomar e permaner no espaço escolar

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201621152

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47543

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tainara Aparecida Garcia do Nascimento e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo