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Título: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Título alternativo: AUTISTIC SPECTRUM DISORDER AND INCLUSIVE EDUCATION PRACTICES

Autoria de: Luciana Maria Franco

Orientação de: Elaine das Gracas Frade

Presidente da banca: Elaine das Graças Frade

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Palavras-chaves: autismo, estratégia, ensino, aprendizagem, formação docente

Data da defesa: 24/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 11/06/2021

Data da publicação: 11/06/2023

Referência: Franco, L. M. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta pesquisa intitulada Transtorno do Espectro Autista e Práticas da Educação Inclusiva objetivou analisar numa revisão sistemática, trabalhos científicos indexados em bases de dados da Scielo e Google Acadêmico que apresentasse estratégias relevantes de práticas docentes com estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), na rede regular de ensino na perspectiva da educação inclusiva. Muitos docentes ao se depararem com o desafio de ensinar estudantes autistas se sentem inseguros e despreparados. A revisão identificou nas análises dos trabalhos científicos selecionados características de insegurança e despreparo por parte da docência, contudo foi possível demonstrar nas leituras estratégias de trabalho como o lúdico, os jogos, as brincadeiras, contação de histórias dentre outras que ofereceram condições de aprendizagem a estes estudantes. Pôde-se apontar que á medida que docentes se conscientizam do seu papel mediador diante da especificidade do autismo, a intervenção se potencializa num processo gradual de desenvolvimento doa estudante.

Abstract: This research, entitled Autistic Spectrum Disorder and Practices of Inclusive Education, aimed to analyze, in a systematic review, scientific works indexed in databases from Scielo and Academic Google that presented relevant strategies of teaching practices with students with Autistic Spectrum Disorder (ASD), in regular education network from the perspective of inclusive education. Many teachers, when faced with the challenge of teaching autistic students, feel insecure and unprepared. The review identified in the analyzes of selected scientific works characteristics of insecurity and unpreparedness on the part of the teaching, however it was possible to demonstrate in the readings work strategies such as play, games, games, storytelling, among others that offered learning conditions for these students. It could be pointed out that as teachers become aware of their mediating role in the face of the specificity of autism, the intervention is enhanced in a gradual process of student development.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201621155

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luciana Maria Franco e Universidade Federal de Lavras

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