SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: MARCAS DA ORALIDADE PRESENTES NA PRODUÇÃO ESCRITA DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoria de: Fabrícia Silva Andrade

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Juliana Paula de Oliveira Gomes

Palavras-chaves: Oralidade, Produção escrita, Alfabetização, Letramento, Fases da escrita

Data da defesa: 23/11/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 10/12/2020

Data da publicação: 10/12/2020

Referência: Andrade, F. S. MARCAS DA ORALIDADE PRESENTES NA PRODUÇÃO ESCRITA DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Os educandos inseridos no processo de alfabetização tomam como suporte a oralidade para a produção escrita, isso acontece tendo em vista que o sujeito ainda não compreende que fala e escrita possuem distinções entre si. Embora haja uma vasta relação entre ambas, não escrevemos como falamos, enquanto uma é adquirida mediante as nossas interações sociais, a outra é uma apropriação mediante a um aprendizado sistematizado. Diante disso, esta pesquisa busca identificar e analisar a presença das marcas orais na produção escrita de crianças em processo de alfabetização. Considerando que a escrita possui fases evolutivas, a pesquisa tem como propósito verificar como as intervenções pedagógicas podem auxiliar na compreensão do sistema de escrita alfabético. Como embasamento teórico nos apoiamos nos estudos de Ferreiro e Morais sobre o sistema de escrita alfabético, Vygotsky e Marcuschi, a respeito da oralidade e da escrita, Bajard e Cancionila sobre a produção escrita da criança, em diálogo com outros autores que disc

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201621344

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47169

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabrícia Silva Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo