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Título: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM AMBIENTES DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE UMA ANÁLISE DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NAS PRISÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autoria de: Erica da Costa Terra

Orientação de: Aline Cristina de Lima Dantas

Presidente da banca: Aline Cristina de Lima Dantas

Primeiro membro da banca: Maria Walkiria Cabral

Segundo membro da banca: Evelyn Morgan Monteiro

Palavras-chaves: EJA, Educação nas prisões, Plano Estadual de Educação nas Prisões MG, Políticas Públicas, Minas Gerais

Data da defesa: 15/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 24/06/2021

Data da publicação: 24/06/2021

Referência: Terra, E. d. C. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM AMBIENTES DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE UMA ANÁLISE DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NAS PRISÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho expõe um estudo acerca do Plano Estadual de Educação nas Prisões (2015) do estado de Minas Gerais. Nessa perspectiva, compreende-se que a oferta da educação para pessoas privadas de liberdade está inserida no âmbito da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo um direito assegurado pela Constituição de 1988 e a Lei de Execução Penal de 1984. Tomando como premissa a EJA como um direito fundamentado no princípio na dignidade da pessoa humana e tendo em vista a importância das políticas públicas voltadas para a EJA no contexto prisional, o presente trabalho buscou avaliar o Plano Estadual de Educação nas Prisões (2015) do estado de Minas Gerais, na tentativa de compreender as concepções e a proposta de organização da oferta para a EJA em ambientes de privação de liberdade. O estudo possui abordagem qualitativa e para seu desenvolvimento, a pesquisa valeu-se de revisão bibliográfica e análise de conteúdo. A partir da análise realizada, foi possível identificar que o documento busca atender os princípios e formulações legais voltadas para a EJA. Foi possível aferir ainda que, no âmbito da formulação, esta política se empenha em garantir as necessidades educacionais desses sujeitos. No entanto, identifica-se que o Plano aponta algumas metas e estratégias generalistas e que aparentemente, em partes, não considera as especificidades de cada espaço prisional, bem como de seus sujeitos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20202201621511

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47433

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Erica da Costa Terra e Universidade Federal de Lavras

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