SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: ENADE DE PEDAGOGIA REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES

Autoria de: Stefany Nascimento Ilanes

Orientação de: Paulo Henrique Arcas

Presidente da banca: Paulo Henrique Arcas

Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges

Segundo membro da banca: Sheila Souza Jorge

Palavras-chaves: Avaliação do Ensino Superior, SINAES, ENADE, Educação, Pedagogia

Data da defesa: 22/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Ilanes, S. N. ENADE DE PEDAGOGIA REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Os anos 1990 marcaram o desenvolvimento de diversos sistemas de avaliação da educação no Brasil. No caso da Educação Básica, foram implantados o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ambos pelo Ministério da Educação, assim como ocorreram iniciativas que culminaram numa sistemática de avaliação do Educação Superior. Esse estudo tem como foco o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que compõe o SINAES, e afere o desempenho dos estudantes a partir da relação com os conteúdos previstos no componente curricular dos cursos do ensino superior. A avaliação de desempenho dos estudantes, tanto na Educação Básica, quanto na Educação Superior, tem sido alvo de diversas críticas por induzir práticas voltadas para o preparo para as avaliações e incidir sobre o currículo das instituições de ensino. O presente estudo teve por objetivo mapear as produções acadêmicas sobre o ENADE, sendo selecionados 48 trabalhos entre 30 dissertações de mestrado e 1

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201611472

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54246

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Stefany Nascimento Ilanes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo