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Título: O BRINCAR HEURÍSTICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E SUAS POTENCIALIDADES

Título alternativo: HEURISTIC PLAY IN EARLY CHILDHOOD DEVELOPMENT POSSIBILITIES AND ITS POTENTIALITIES

Autoria de: Marcela Miranda Souza

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: André José Rodrigues Júnior

Palavras-chaves: Brincar, heurístico, possibilidades brincantes, crianças, desenvolvimento infantil.

Data da defesa: 22/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Souza, M. M. O BRINCAR HEURÍSTICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO E SUAS POTENCIALIDADES. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente estudo aborda a importância do brincar na educação infantil e suas perspectivas de modo que oportunize um brincar livre, de maneira mais especifica do brincar heurístico e sua relevância no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos de idade. Metodologicamente o estudo se classifica como uma pesquisa qualitativa que consisti em uma revisão bibliográfica de textos que discutem o tema. O trabalho tem como objetivo investigar possibilidades brincantes dentro de um viés do brincar heurístico, brincar livre, significativo e exploratório. Sendo assim, para a consecução do objetivo proposto, tendo como autores basilares, Fochi(2015) Goldschimied(2007) Kishimoto(1994) Majem(2010) Wajskop (1995) a pesquisa se organiza em 5 seções que aborda a importância do brincar e suas colaborações para desenvolvimento cognitivo, as capacidades de desenvolvimento das crianças desde a primeira infância, possibilidades brincantes por meio de um incentivo do brincar livre, além de discorrer sobre o brincar heurístico como abordagem principal na promoção de desenvolvimento autônomo e significativo. Em síntese, pode-se concluir que, a além da necessidade de promover um brincar livre, com objetos não estruturados a fim de adquirir resultados significativos para o desenvolvimento das crianças desde sua primeira idade, é fundamente juntamente com essas questões romper com o conceito de que a criança é um ser inacabado. Pode-se concluir então por meio do estudo, que o brincar heurístico promove o desenvolvimento da autonomia por meio de possibilidades brincantes livre e suas capacidades de instigar seus instintos exploratórios e imaginários.

Abstract: This study addresses the importance of playing in early childhood education and its perspectives in order to provide free play, in a more specific way of heuristic play and its relevance in the development of children aged 0 to 3 years. Methodologically, the study is classified as a qualitative research that consists of a bibliographical review of texts that discuss the topic. The work aims to investigate playing possibilities within a bias of free play, meaningful and exploratory. Thus, to achieve the proposed objective, having as basic authors, Fochi(2015) Goldschimied(2007) Kishimoto(1994) Majem(2010) Wajskop (1995) the research is organized into 5 sections that address the importance of playing and its collaborations for cognitive development, the developmental abilities of children from early childhood, playing possibilities through an incentive of free play, in addition to discussing about heuristic play as the main approach in promoting autonomous and meaningful development. In summary, it can be concluded that, in addition to the need to promote free play, with unstructured objects in order to acquire significant results for the development of children from their early age, it is fundamentally together with these issues to break with the concept of that the child is an unfinished being. It can then be concluded through the study that heuristic play promotes the development of autonomy through free play possibilities and its ability to instigate its exploratory and imaginary instincts.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201621156

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54292

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marcela Miranda Souza e Universidade Federal de Lavras

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