SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: A FORMAÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA NA EXCITADA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO UM OLHAR AO UNBOXING DE BRINQUEDOS NO YOUTUBE

Título alternativo: CHILDRENS CULTURAL FORMATION IN THE EXCITED SPECTACLE SOCIETY A LOOK AT TOY UNBOXING ON YOUTUBE

Autoria de: Larissa Venancio Espuldaro

Orientação de: Luciana Azevedo Rodrigues

Presidente da banca: Luciana Azevedo Rodrigues

Primeiro membro da banca: Márcio Norberto Farias

Segundo membro da banca: Michelle Julia de Sousa

Palavras-chaves: Infância, Indústria Cultural, brinquedo, Unboxing, formação cultural

Data da defesa: 11/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Espuldaro, L. V. A FORMAÇÃO CULTURAL DA CRIANÇA NA EXCITADA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO UM OLHAR AO UNBOXING DE BRINQUEDOS NO YOUTUBE. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: No presente trabalho pretendeu-se investigar como o unboxing de brinquedos, produzido por e para crianças, veiculado pelo Youtube, interfere na formação cultural da criança contemporânea. Para tal, a pesquisa valeu-se, primeiramente, de relatos de experiências pessoais, com o objetivo de partir da questão mais interna para a questão mais externa. Posteriormente o trabalho levantou aspectos verbivocovisuais de um vídeo do canal ??Crescendo com Luluca?? no qual a criança interage com uma coleção da boneca ??Lol Surprise! que também foi objeto de investigação, sugerindo hipóteses acerca da plataforma do Youtube, o uso de dados para fins publicitários e a relação desse tipo de vídeo com o consumo de brinquedos. Alguns conceitos foram levantados sobre Indústria Cultural, semiformação (halbbildung), infância, espetáculo, brinquedo, brincadeira e sociedade excitada para fundamentar as reflexões finais. Entende-se por formação o que a classe hegemônica necessita para manter-se no poder. Portanto, avalia-se que os vídeos de unboxing colaboram para o anestesiamento do corpo da criança, além de despertar o desejo pelo modo de vida burguês que culmina no consumo de brinquedos de plástico poluentes e frustrantes. Conclui-se que como movimento contrário à repetição das barbáries causadas pelo poder hegemônico, faz-se necessário a valorização da verdadeira experiência do corpo e natureza, assim como a concessão desse direito às infâncias.

Abstract: In the present work, it was intended to investigate how the unboxing of toys, produced by and for children, broadcast on Youtube, interferes in the cultural formation of contemporary children. To this end, the research used, at first, reports of personal experiences, with the objective of starting from the most internal question to reach the most external question. Subsequently, the work raised semiotics aspects of a video from the channel ??Growing up with Luluca?? in which the child interacts with a collection of the doll ??Lol Surprise!?? which was also the object of investigation, suggesting hypotheses about the Youtube platform, the use of data for advertising purposes and the relationship of this type of video with the consumption of toys. Some concepts were raised about Cultural Industry, semiformation (halbbildung), childhood, toy, child??s play, spectacle and excited society to support the final reflections. In this point, formation is understanding by what hegemonic class needs to remain in power. Therefore, it is estimated that unboxing videos collaborate to anesthetize the childs body, in addition to awakening the desire for the bourgeois way of life that culminates in the consumption of polluting and frustrating plastic toys It is concluded that as a movement against the repetition of the barbarism caused by hegemonic power, it is necessary to value the true experience of the body and nature, and the granting of this right to childhood.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201710626

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54283

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Venancio Espuldaro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo