SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Adolescência e HIVaids De que forma pesquisas científicas tem abordado o papel da escola na prevenção e conscientização

Autoria de: Thuanny Aparecida Nogueira

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Prof. Dr.ª Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Terceiro membro da banca: Michelle Júlia Souza

Palavras-chaves: Adolescência, HIVaids, Prevenção, Escola, Educação Sexual

Data da defesa: 17/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Nogueira, T. A. Adolescência e HIVaids De que forma pesquisas científicas tem abordado o papel da escola na prevenção e conscientização. 2021. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Por muito tempo o Sistema Único de Saúde (SUS) foi considerado um modelo no enfrentamento da epidemia de HIVaids. No entanto, dados do último boletim epidemiológico do HIVAids demonstraram um aumento de novas infecções pelo vírus entre jovens e adolescentes. Com o avanço do neoconservadorismo no Brasil, observa-se um silenciamento sobre o HIV e a aids, com a redução de campanhas e desmonte de políticas públicas voltadas para a prevenção e tratamento da doença. Além disso, as escolas enfrentam entraves postos pela política neoconservadora do Governo Federal para discutir sobre educação sexual nas salas de aula. Nesse sentido, com base nos princípios teóricos da psicologia histórico-cultural, este trabalho buscou investigar sobre como as pesquisas científicas têm abordado o papel das escolas na prevenção e conscientização sobre o HIVaids com a população adolescente. Visto que a escola se configura como âmbito de mediação essencial para a disseminação de informação e conhecimento, e para a desnaturalização da

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201710627

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54272

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thuanny Aparecida Nogueira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo