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Título: DISSIDÊNCIA QUEER NO JOGO educadoras negras e o corpo-território como reexistência para os fundamentos da educação

Autoria de: Nubia Cristina Sulz Lyra Correa

Orientação de: Alexandre Filordi de Carvalho

Coorientação de: Ellen de Lima Souza

Presidente da banca: Alexandre Filordi de Carvalho

Primeiro membro da banca: Ellen de Lima Souza

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhaes Alves

Terceiro membro da banca: Rogério Suzana de Freitas Micaela

Palavras-chaves: corpo-território, carrego colonial, fundamentos da educação, queer, RPG

Data da defesa: 04/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 27/11/2021

Data da publicação: 27/11/2021

Referência: Correa, N. C. S. L. DISSIDÊNCIA QUEER NO JOGO educadoras negras e o corpo-território como reexistência para os fundamentos da educação. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho visa apresentar como os conceitos de corpo-território no RPG Girassóis como elementos de reexistência para os fundamentos da educação, considerando que o mesmo possui caráter dissidente. O jogo consiste em tornar palpável a realidade vivenciada pelas mulheres perante os sistemas de opressão, de maneira que os jogadores possam performá-las ainda que criando suas próprias narrativas. Assim, como por intermédio da lógica exúlica (SOUZA,2016) as educadoras negras podem lutar contra as mazelas da colonialidade do poder (QUIJANO, 2005) e a colonialidade de gênero (LUGONES, 2008) que reforçam os efeitos do carrego colonial (SIMAS e RUFINO, 2019) entendendo todos os elementos aqui constantes como constituintes da trajetória de pesquisa e desenvolvimento do jogo, atrelados à história de vida da pesquisadora que apresenta o mesmo como trabalho de conclusão de curso. De maneira lúdica, novas possibilidades e outros possíveis vão se alinhando para reforçar a dissidência como caminho para mais complementariedade e menos conflito, em prol da justiça social, cognitiva e curricular.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201710628

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54286

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nubia Cristina Sulz Lyra Correa e Universidade Federal de Lavras

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