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Título: A LITERATURA INFANTIL COMO PRÁTICA TRANSGRESSORA DOS PADRÕES HEGEMÔNICOS uma análise do tema de emoções e sentimentos nos livros ????????O mundo no Black Power de Tayó????????, ????????Ilha das Lágrimas???????? e ????????O monstro das cores????????

Autoria de: Milena Pereira Rabelo

Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes

Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga

Segundo membro da banca: Luciana Soares da Silva

Palavras-chaves: Literatura infantil, educação para diversidade, masculinidade, diversidade étnico-racial, emoções e sentimentos

Data da defesa: 18/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Rabelo, M. P. A LITERATURA INFANTIL COMO PRÁTICA TRANSGRESSORA DOS PADRÕES HEGEMÔNICOS uma análise do tema de emoções e sentimentos nos livros ????????O mundo no Black Power de Tayó????????, ????????Ilha das Lágrimas???????? e ????????O monstro das cores???????? . 2021. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar e compreender como o tema das emoções e sentimentos aparece na literatura infantil, mais especificamente em três livros ????????O mundo no Black Power de Tayó????????, ????????Ilha das Lágrimas???????? e ????????O monstro das cores????????, bem como se as histórias desses portadores de texto apresentam a intersecção gênero-raça-classe-idade e se compreendem as crianças representadas como pertencentes às infâncias que possuem múltiplas determinações na sociedade capitalista, ou se limitam sua abordagem a uma infância universal e abstrata. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja análise pautou-se em estudos teóricos que abordam o tema de emoções e sentimentos a partir da compreensão histórica do ser humano e em intervinculação com as opressões na sociedade de classes. À luz deste escopo teórico, foi possível identificar dois livros como críticos dos padrões hegemônicos e o outro como reprodutor destes padrões e opressões sociais. A pesquisa verificou que ao encontrar literaturas que transgridem os padrões hegemônicos, é plausível encará-las como possibilidades positivas para práticas pedagógicas críticas e reflexivas, que possibilitem às crianças se expressarem e conhecerem outras perspectivas de ser e estar no mundo, que não perpassa pelas imposições e violências da sociedade capitalista.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201710636

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54050

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Milena Pereira Rabelo e Universidade Federal de Lavras

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