SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O Desenvolvimento do Raciocínio Pedagógico no Contexto do PIBID Pedagogia

Autoria de: Larissa Souza Barbosa

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Lívia Almeida Passos

Segundo membro da banca: Fernanda Ferrari

Palavras-chaves: Raciocínio pedagógico, Trabalho docente, Didática, Ensino, PIBID de Pedagogia.

Data da defesa: 22/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 30/11/2021

Data da publicação: 30/11/2021

Referência: Barbosa, L. S. O Desenvolvimento do Raciocínio Pedagógico no Contexto do PIBID Pedagogia. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do PIBID Pedagogia para o desenvolvimento do raciocínio pedagógico por uma egressa do programa a partir da análise dos registros reflexivos que foram produzidos durante a época da sua participação, de modo a identificar a construção do saber didático-pedagógico docente e a aplicação desse no ensino, mais especificamente, em aulas do PIBID de Pedagogia. Para a consecução do objetivo proposto, foi desenvolvida uma fundamentação embasada em autores preponderantes do tema como Libâneo (2001 2017), Shulman (2014), Almeida et al. (2019), entre outros. O estudo visou caracterizar e conceituar as concepções de educação, didática, pedagogia, trabalho e formação docente, e raciocínio pedagógico, para a compreensão dos processos que ocorrem na prática educativa, sendo esses compreensão, transformação, instrução, avaliação, reflexão e nova compreensão (Shulman, 1987). Para a verificação desses processos, foram analisados os registros reflexivos realizados durante o período de docência, isto é, foi realizada uma análise documental. Assim, por meio deste trabalho, foi possível constatar que o programa PIBID oportuniza a prática docente como objeto de reflexão, o que permite uma fundamental aprendizagem da docência e faz com que, ainda na formação inicial, seja possível reformular a atuação profissional. Partindo desse pressuposto, o programa permite o desenvolvimento do conhecimento e raciocínio pedagógico, promovendo assim aos futuros professores, a oportunidade de adentrar no seu campo de atuação de forma mais contextualizada para a realidade educacional.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201710640

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54343

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Souza Barbosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo