SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Desafios da Prática Docente na Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autoria de: Ana Laura Magalhães Avelar

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento

Segundo membro da banca: Thaís de Castro Casagrande

Palavras-chaves: Ensino da Matemática, Prática Docente, Ensino Fundamental, Desafios, Relação Professor e Aluno

Data da defesa: 29/10/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 28/11/2021

Data da publicação: 28/11/2021

Referência: Avelar, A. L. M. Desafios da Prática Docente na Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental . 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O estudo da matemática possibilita a atuação do indivíduo no meio em que vive, portanto, é necessário refletir e analisar a construção dos conteúdos e as diversificações no ensino e aprendizagem neste campo do saber. Dessa forma o objetivo geral deste trabalho foi realizar um estudo sobre o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, apresentar os desafios enfrentados pelos professores na disciplina, destacando o processo na qual, os alunos demonstram desinteressados nas aulas e as dificuldades dos professores diante da elaboração do planejamento. Os embasamentos teóricos que deram suporte para a pesquisa possibilitaram uma reflexão sobre os desafios de ensinar e aprender a matemática com o foco principal na relação professor e aluno com a disciplina e nesse sentido, questionar o que é necessário para estimular essa aprendizagem que é tão significativa. Infere-se que o estudo da Matemática é de suma importância no ato de compreensão e do saber fazer. A teoria vinculada à prática viabiliza a adoção de uma metodologia pedagógica indispensável ao processo de ensinoaprendizagem. Daí se percebe a importância do conhecimento científico para uma prática pedagógica pautada no conhecimento adquirido na formação acadêmica do professor cuja compreensão da disciplina lhe possibilite influenciar na e para formação dos alunos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201711098

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54282

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Laura Magalhães Avelar e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo