SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: ATIVIDADES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Ana Flavia Silva

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento

Segundo membro da banca: Thaís de Castro Casagrande

Palavras-chaves: Educação Infantil, ensino de Matemática, materiais manipuláveis, professor, Base Nacional Comum Curricular.

Data da defesa: 24/09/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2023

Referência: Silva, A. F. ATIVIDADES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL . 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Com essa pesquisa pretende-se mostrar como é necessário e importante trabalhar a Matemática desde a Educação Infantil, já que estamos expostos a ela desde antes de nossa vida escolar e a utilizaremos em várias situações por toda nossa vida. Mostraremos as mudanças ocorridas na Educação Infantil, as crianças inseridas nela e como o professor deve lidar para com a aprendizagem dessas crianças. Tem se como objetivo geral a finalidade de propor atividades de matemática para as crianças da Educação Infantil a fim de que sejam trabalhados os sete processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática e para alcançar esse objetivo foram traçados os seguintes objetivos específicos analisar o perfil da Educação Infantil, a Matemática dentro dela, as crianças e os professores inseridos nela apresentar os sete processos mentais básicos utilizar materiais manipuláveis para o ensino da Matemática de forma lúdica. A metodologia utilizada possui abordagem qualitativa, natureza básica e objetivo exploratório. Os procedimentos metodológicos utilizados foram o levantamento bibliográfico e o documental, de referenciais teóricos, tendo em destaque quatro autores, Lorenzato, Piaget, Reis e Kishimoto, que contribuíram para o desenvolvimento da mesma e artigos relacionados com os estudos desses autores. Foram desenvolvidas sete atividades onde cada uma apresenta um dos sete processos mentais básicos de Lorenzato (2006), dessa forma o objetivo desta pesquisa foi obtido, porém o trabalho com a Matemática na Educação Infantil assim como nos demais segmentos da educação não é limitado e não se faz por finalizado, podendo assim após passar esse o momento de Pandemia do Covid 19 podermos fazer a aplicação em campo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201711100

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Flavia Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo