SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA ?? PIBID PEDAGOGIA

Autoria de: Larissa de Carvalho Costa

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges

Segundo membro da banca: Natany Avelar Silva

Palavras-chaves: Formação docente, PIBID Pedagogia, Aprendizagens da docência, Formação em contexto, Tornar-se professor

Data da defesa: 10/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Costa, L. d. C. APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA ?? PIBID PEDAGOGIA. 2021. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A pesquisa em tela buscou investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ?? PIBID para a ressignificação dos conhecimentos sobre a profissão e o ser professor por estudantes do curso de Pedagogia, participantes do programa. Empenhou-se em analisar quais as contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência e para a ação docente, além de identificar os desafios e ganhos diante a participação no programa. Considerou como procedimento de coleta de dados o grupo de discussão, em que contou com a participação total de 10 graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras, participantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, no período de 2018 a 2020. A partir da análise de dados emergiram três categorias a) Da teoria à prática imersão na realidade escolar b) Momentos de compartilhamento e aprendizagem coletiva e c) PIBID para além dele construções acerca do fazer docente e do processo de tornar-se professora. Os resultados permitiram identificar as inúmeras contribuições no que se pauta a qualificação dos conhecimentos profissionais e ressignificação do fazer docente, a partir da experiência no PIBID. Os depoimentos revelaram que o programa se destacou por meio da oportunidade de construção de conhecimentos teóricos e de aplicação desses, na prática, em função do elo universidade-escola. Assim, o contato sistematizado com a realidade do contexto escolar permitiu a reflexão sobre a prática pedagógica, de construção e reconstrução do conhecimento a partir do campo de atuação, e em uma ação de compartilhamento entre seus pares intensificando a descoberta profissional. Em síntese, o PIBID Pedagogia UFLA, contribuiu para pensar e repensar o planejamento como instrumento para a reflexão sobre a prática pedagógica. E para além disso, reafirmar o desejo de ser professora.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201711101

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54265

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa de Carvalho Costa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo