SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL NA VOZ DE LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autoria de: Beatriz Souza Lima Alves

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: André Rodrigues

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: Brincar, Brinquedoteca Universitária, Desenvolvimento infantil, Formação docente, Teoria e prática..

Data da defesa: 19/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 30/11/2021

Data da publicação: 30/11/2021

Referência: Alves, B. S. L. CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL NA VOZ DE LICENCIANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A pesquisa em tela buscou investigar quais as contribuições da Brinquedoteca Universitária para a ressignificação do olhar para o brincar e para a formação docente. Empenhou-se em analisar quais as contribuições da Brinquedoteca Universitária na voz dos Licenciandos do curso de Pedagogia da UFLA, além de identificar os ganhos nos aspectos formativos para o curso de Pedagogia da UFLA no intuito de observar a participação dos mesmos nas ações da brinquedoteca, bem como a consideração do espaço para a formação desses futuros professores. Para tal, o processo metodológico considerou um questionário informativo aplicado aos licenciandos. A partir da análise de dados emergiram duas categorias a) Do entendimento sobre o brincar para o desenvolvimento infantil na visão dos licenciandos de Pedagogia da UFLA b) Brinquedoteca da UFLA como espaço de formação docente ganhos e aprendizagens. Os depoimentos evidenciaram que a Brinquedoteca da UFLA se configura como um espaço propício para a formação docente lúdica comprometida com os brincares, uma vez que esse processo possibilita a junção da teoria e prática, a construção da identidade profissional, o conhecimento da realidade da profissão e a ampliação do olhar para o brincar de forma afetuosa, considerando as crianças protagonistas das infâncias. Em síntese, além do aspecto formativo ancorado no tripé da pesquisa, ensino e extensão, é um local de relevância e transformação social, comprometido também com a disseminação da cultura do brincar.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201711102

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54023

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Beatriz Souza Lima Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo