SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: Os Jogos Digitais no Processo de Alfabetização e Letramento para Surdos

Autoria de: Vanessa Reis Silva

Orientação de: Josiane Marques da Costa

Presidente da banca: Josiane Marques da Costa

Primeiro membro da banca: Alessandro Garcia Paulino

Segundo membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Palavras-chaves: JOGOS DIGITAIS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, SURDOS, LETRAMENTO VISUAL

Data da defesa: 08/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Silva, V. R. Os Jogos Digitais no Processo de Alfabetização e Letramento para Surdos . 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Várias pesquisas têm apontado para metodologias de alfabetização e letramento, em português como segunda língua para surdos. Contudo, é possível observar a insuficiência de pesquisas que têm como foco as discussões sobre jogos digitais nesse processo. Os jogos digitais pedagógicos são importantes ferramentas utilizadas para o ensino em várias matérias escolares, de forma lúdica. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender a influência dos jogos digitais no processo de alfabetização e letramento para alunos surdos. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa, com Análise de Conteúdo. Inicialmente, analisamos uma unidade didática, do livro do 1º ano do Ensino Fundamental, da coleção Pitanguá, com o intuito de verificar as atividades didáticas direcionadas para a alfabetização e letramento de crianças surdas. Os resultados da análise da unidade didática revelaram que algumas atividades didáticas estavam diretamente relacionadas a questões sonoras, voltadas para o ensino da língua oral auditiva, sem considerar que as crianças surdas têm uma língua espaço visual. Após a análise da unidade didática, elaboramos jogos digitais pedagógicos pela plataforma Power Point, com o intuito de adaptar as atividades didáticas, com base na sonoridade, para serem utilizadas na alfabetização e letramento de crianças surdas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201711104

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54287

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vanessa Reis Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo