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Título: Atividades de intervenção no processo de aquisição da escrita

Autoria de: Vitoria Eduarda Padua de Oliveira

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: aquisição da escrita, mediação pedagógica, alfabetização e letramento, leitura literária, profissão docente

Data da defesa: 23/08/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 21/11/2021

Data da publicação: 21/11/2021

Referência: Oliveira, V. E. P. d. Atividades de intervenção no processo de aquisição da escrita. 2021. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta monografia tem por premissa ressaltar as ações docentes como processo fundamental para a viabilização e efetivação da aprendizagem nos contextos escolares, especialmente no que se tange à aprendizagem inicial da língua escrita, à vista de uma prática educativa de qualidade. Sendo assim, essa pesquisa tem por objetivo refletir sobre o papel docente na fase de alfabetização, por meio de atividades que partam da leitura literária. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa-ação com crianças da Educação Infantil, de 5 anos, de uma escola da rede pública de ensino de uma cidade do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Inicialmente buscou-se a aplicação de testes de hipóteses de escrita com cada estudante, a fim de realizar uma avaliação diagnóstica para dar início as ações investigativas. Em seguida foram desenvolvidas atividades com propostas de intervenções pedagógicas com toda turma mediadas pela realização de leituras literárias.A pesquisa ancorou- se nos estudos de Ferreiro (2010), Soares (2003, 2004) assim como Morais (2012), a respeito dos processos de aquisição da escrita nos pressupostos da PsicologiaHistórico-cultural com base nos estudos de Vygotsky (1991), Oliveira (1997) e Pino (1999), tendo em vista a concepção de mediação. As atividades de intervenção desenvolvidas na pesquisa-ação culminaram em uma aprendizagem mais significativa e efetiva por parte dos estudantes, como comprovado pelos testes de hipóteses de escritas efetuados ao início e final da pesquisa, o qual oportunizou um salto qualitativo em relação a compreensão da escrita

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201711106

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53735

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vitoria Eduarda Padua de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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