SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: MULHERES NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA UFLA POR UMA OUTRA EPISTEMOLOGIA

Autoria de: Michelle Júlia de Sousa

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Jenifer Santos Souza

Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhaes Alves

Palavras-chaves: Formação docente, Mulheres, currículo, Gênero, Pedagogia

Data da defesa: 19/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Sousa, M. J. d. MULHERES NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA UFLA POR UMA OUTRA EPISTEMOLOGIA. 2021. 12 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta pesquisa trata de uma investigação acerca da formação docente, no contexto da formação de pedagogoas na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Neste sentido, propõe-se discutir, neste cenário, a presença e importância de um referencial feminino partindo do currículo estabelecido na matriz curricular, considerando a importância de um referencial teórico que represente a maioria das docentes em formação. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi fazer um levantamento, analisar e problematizar a presença de autoras mulheres na bibliografia obrigatória no currículo do curso de Pedagogia da UFLA a partir da matriz curricular de 20171, vigente no curso. Quanto à metodologia, esta pesquisa pode ser classificada como uma pesquisa qualitativa, com dados quantitativos baseados em uma análise documental. Para a construção dos dados, consultamos as ementas das disciplinas obrigatórias do curso, disponibilizadas no Sistema Integrado de Gestão (SIG) da UFLA. Ao fazer o levantamento percebemos que a presença de nomes de autoras mulheres é um pouco maior que de autores homens. Com esta investigação, buscamos contribuir com as reflexões sobre a importância de um currículo com uma presença mais feminina, entendendo que o curso historicamente tem uma presença massiva de mulheres, que se reflete no processo de constituição da identidade docente de futuras pedagogas, bem como o processo de formação e constituição docente das mesmas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201711995

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54297

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Michelle Júlia de Sousa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo