SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: DIDÁTICA E DOCÊNCIA REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO PIBID PEDAGOGIA

Autoria de: Rayara Santos Silva

Orientação de: Francine de Paulo Martins Lima

Presidente da banca: Francine de Paulo Martins Lima

Primeiro membro da banca: Regilson Maciel Borges

Segundo membro da banca: Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves

Palavras-chaves: Didática, Docência, Práticas Pedagógicas, Formação inicial de professores, PIBID Pedagogia.

Data da defesa: 23/09/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 30/11/2021

Data da publicação: 30/11/2021

Referência: Silva, R. S. DIDÁTICA E DOCÊNCIA REFLEXÕES ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO PIBID PEDAGOGIA. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O estudo em tela tem como objetivo investigar elementos didáticos que emergiram das práticas pedagógicas realizadas no decorrer do PIBID Pedagogia Presencial de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais, tendo em vista ainda compreensão das dimensões da didática no contexto das práticas pedagógicas na educação básica, notadamente nas ações desenvolvidas pelos Pibidianos, futuros professores participantesdo Programa. Como percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa qualitativa em que foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do tema em tela, permitindo a constituição do corpus teórico, bem como foi realizada uma pesquisa documental,considerando a análise de registros de reuniões e também registros reflexivos de uma estudante participante do PIBID Pedagogia Presencial. A análise dos dados foi realizada a partir da leitura atenta e aprofundada, constituindo duas categorias de análise Construindo saberes didáticos dos registros à compreensão da docência no contexto do PIBID Pedagogia e Da universidade à escola - evidências das dimensões didáticas a partir do projeto recreando elementos para o processo de alfabetização e letramento.Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas através do Programa perpassam por aprendizagens significativas, aliadas às três dimensões didáticas humana, técnica e político-social. Por fim, atestamos que o Programa de fato contribui para a compreensão acerca das dimensões didáticas ainda no contexto da formação inicial , pois os futuros professores desenvolveram ações qualificadas baseadas em pesquisas, orientações, reflexões, análises e construção do conhecimento que abarca o ser professor, favorecendo o aprimoramento da prática pedagógica fundada teoricamente e refletida na sua prática.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201712122

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53921

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rayara Santos Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo