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Título: BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL UMA REFLEXÃO SOBRE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA CRIANÇAS

Título alternativo: CHILDRENS PUBLIC LIBRARY A REFLECTION ON LITERARY LITERACY FOR CHILDREN

Autoria de: Sarah Cristina Costa Ferreira

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Palavras-chaves: biblioteca, pública, infantil, letramento, literário

Data da defesa: 24/08/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 01/11/2021

Data da publicação: 01/11/2023

Referência: Ferreira, S. C. C. BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL UMA REFLEXÃO SOBRE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA CRIANÇAS. 2021. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Essa pesquisa parte da premissa de que as bibliotecas públicas infantis podem e devem ser instâncias potencializadoras do letramento literário, já que essas contribuem para a formação da identidade do leitor desde a mais tenra idade e possibilitam acesso aos espaços de leitura, aos acervos e às ações de mediação que uma biblioteca pode oferecer. Sendo assim, esse estudo tem por objetivo identificar as ações promovidas nos espaços destinados aos pequenos leitores em duas bibliotecas públicas vinculadas à universidades públicas, sendo a primeira a ????????Bebeteca da UFMG????????, em Belo Horizonte, MG, a segunda localizada na UNESP campus Presidente Prudente, SP, tendo por codinome ????????Biblioteca Infantil de Prudente (BIP)????????, e uma biblioteca pública vinculada ao ????????Instituto de Leitura Quindim???????? em Caxias do Sul, RS, inspirada nas políticas públicas e bibliotecas da Colômbia, principalmente no ????????Instituto Espantapájaros???????? fundado por Yolanda Reyes, na cidade de Bogotá, em 1980. Para a concretização desse propósito, a metodologia utilizada nesta pesquisa teve cunho exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, a partir de um levantamento de dados por meio remoto, por intermédio das informações disponíveis nos sites das bibliotecas em que, analisamos os resultados de forma interpretativista, conforme Moita Lopes (1998). Com isso, buscou-se descrever quais as ações de mediação de leitura literária foram desenvolvidas nas bibliotecas infantis, e compreender como tais ações promovem o letramento literário por meio de mediações efetivas da leitura literária nestes ambientes, tendo em vista que, a leitura e as bibliotecas são essenciais para a constituição da criança enquanto cidadã, baseando-se nos princípios norteadores da educação infantil éticos, políticos e estéticos. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico dos estudos de Baptista (2014), Cândido (2011), Cosson (2018), Girotto e Souza (2016), Klebis (2007), Soares (2009) e Souza (2009), que definem a leitura como fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social, físico e emocional dos pequenos leitores. Dessarte que, a partir das descrições das ações desenvolvidas pelas bibliotecas, constatou-se que é indubitável analisar os acervos e espaços destinados a estes pequeninos nas bibliotecas públicas e, suas mediações sejam por bibliotecários, professores e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, para que estes sejam efetivos trabalhando com a leitura como uma arte que visa não só o deleite, mas também que resulte em uma formação crítica e essencial para a constituição do ser humano.

Abstract: This research is based on the premise that childrens public libraries can and should be potentiating instances of literary literacy, since these contribute to the formation of the readers identity from an early age and allow access to reading spaces, collections, and mediation actions that a library can offer. Thus, this study aims to identify the actions promoted in spaces intended for small readers in two public libraries linked to public universities, the first being the Bebeteca do UFMG, in Belo Horizonte, MG, the second located in the UNESP campus Presidente Prudente, SP, codenamed Biblioteca Infantil de Prudente (BIP), and a public library linked to the Instituto de Leitura Quindim in Caxias do Sul, RS, inspired by public policies and libraries in Colombia, mainly in the Instituto Espantapájaros founded by Yolanda Reyes, in the city of Bogotá, in 1980. To achieve this purpose, the methodology used in this research had an exploratory and descriptive nature, with a qualitative approach, based on a remote data collection, through the information available on the websites of the libraries in which we analyzed the results in an interpretive way, according to Moita Lopes (1998). Thus, we sought to describe which mediation actions of literary reading were developed in childrens libraries, and to understand how such actions promote literary literacy through effective mediations of literary reading in these environments, considering that reading and libraries are essential for the constitution of the child as a citizen, based on the guiding principles of early childhood education ethical, political, and aesthetic. For this, a bibliographic study of the studies of Baptista (2014), Cândido (2011), Cosson (2018), Girotto and Souza (2016), Klebis (2007), Soares (2009) and Souza (2009) was conducted, which define reading as fundamental for the cognitive, social, physical, and emotional development of small readers. It is clear that, from the descriptions of the actions developed by the libraries, it was found that it is undoubtedly possible to analyze the collections and spaces destined to these little ones in public libraries and their mediations are by librarians, teachers and others involved in the teaching and learning process, so that they are effective working with reading as an art that aims not only at delight, but also that it results in a critical and essential formation for the constitution of the human being.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201721018

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sarah Cristina Costa Ferreira e Universidade Federal de Lavras

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