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Título: O ANALFABETISMO NO CONTEXTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL

Autoria de: Laura Santos da Costa

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Coorientação de: Elaine das Graças Frade

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Elaine das Graças Frade

Segundo membro da banca: Fernanda Ferrari

Palavras-chaves: analfabetismo, alfabetização, letramento social, formação docente, educação de Jovens e Adultos

Data da defesa: 11/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Costa, L. S. d. O ANALFABETISMO NO CONTEXTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL. 2021. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A proeminente e primazia questão, nesta pesquisa, se profere acerca da emergência de se abordar o analfabetismo enquanto desqualificação social na perspectiva de uma sociedade capitalista e industrial, assim como inferir num pensamento contemporâneo em relação aos letramentos culturais e sociais, bem como de evidenciar discussões de políticas públicas em direção a programas educacionais na iminência de eliminar o analfabetismo. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo apresentar como as discussões sobre o analfabetismo são evidenciadas no contexto histórico das políticas públicas educacionais no Brasil no período de 1549 a 2006, posto a promulgação da política pública Programa Brasil Alfabetizado?? (2006), para subsidiar as reflexões e análises dessas políticas. Para isso desenvolve-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, de abordagem qualitativa, a partir de análises de algumas produções acadêmicas que discorrem sobre a temática, como Braga (2014) e Rosar (2001), sobretudo acerca dos estudos sobre a história da educação de Aranha (2012) sobre a perspectiva da educação emancipadora proposta por Freire (1987, 2001ª, 2011). A pesquisa, portanto, aponta a desestruturação de políticas efetivas ao público analfabeto desde a época colonial, efetivando-se inicialmente no ano de 1889 em direção à demanda de escolarização em busca de atender o mercado industrial e vieses de cunho dominante de uma pedagogia tradicional e tecnicista.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201810035

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53752

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Laura Santos da Costa e Universidade Federal de Lavras

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