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Título: APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MOTIVAÇÃO LÚDICA E PROCESSOS MENTAIS

Autoria de: Caren Siqueira Assumpcao

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento

Segundo membro da banca: Thaís de Castro Casagrande

Palavras-chaves: matemática na eduação infantil, ludicidade, processos mentais básicos, bncc, matemática

Data da defesa: 29/10/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 27/11/2021

Data da publicação: 27/11/2021

Referência: Assumpcao, C. S. APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MOTIVAÇÃO LÚDICA E PROCESSOS MENTAIS. 2021. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho discorre que a motivação lúdica para a aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, resulta positivamente o desenvolvimento das crianças quando existe a relação ensino-aprendizado e o brincar, simultaneamente com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento norteados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os processos mentais básicos ressaltados por Lorenzato (2006). Desse modo, as habilidades matemáticas são desenvolvidas e concretizadas pelas crianças pequenas, através de propostas didático pedagógicas possíveis de serem trabalhadas pelos educadores. Para tanto, teve como objetivo geral estabelecer a relação direta entre os processos mentais básicos da Matemática e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento presentes na BNCC, considerando o lúdico na Educação Infantil. Destarte, para se alcançar o objetivo geral, foram traçados objetivos específicos relevantes para a pesquisa, de estudar os fundamentos do ensino de Matemática na Educação Infantil de destacar a importância de práticas pedagógicas lúdicas no âmbito da Educação Matemática estabelecer relações entre os processos mentais básicos para a aprendizagem da Matemática e o que é proposto na BNCC. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, embasada nas concepções norteadoras de dispositivos legais da prática educacional brasileira, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e das considerações de autores como Kishimoto (1993, 2010) autora que disserta sobre a importância do lúdico, Lorenzato (2006) autor que discute sobre os processos mentais básicos, Smole, Diniz e Cândido (2000) que ressaltam o valor das brincadeiras infantis nas aulas de matemática, entre outros, sobre temas ligados a educação infantil, o ensino da Matemática e o lúdico no que tange à metodologia do trabalho científico. A pesquisa permitiu concluir que é de grande valia a utilização do lúdico na Educação Infantil no processo de aprendizagem da Matemática, dessarte é necessário que na sala de aula os educadores comecem a trabalhar ludicamente algumas noções importantes para a base do conhecimento matemático da criança.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20211201810881

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54181

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Caren Siqueira Assumpcao e Universidade Federal de Lavras

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