SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: SURDOS FILHOS DE PAIS OUVINTES O QUE DIZEM AS FAMÍLIAS EM RELAÇÃO À AQUISIÇÃO DA LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) COMO PRIMEIRA LÍNGUA.

Autoria de: Larissa Braga Coelho

Orientação de: Josiane Marques da Costa

Presidente da banca: Josiane Marques da Costa

Primeiro membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Segundo membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Palavras-chaves: aquisição da libras, crianças surdas, pais ouvintes, Libras, família.

Data da defesa: 13/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 29/04/2022

Data da publicação: 29/04/2022

Referência: Coelho, L. B. SURDOS FILHOS DE PAIS OUVINTES O QUE DIZEM AS FAMÍLIAS EM RELAÇÃO À AQUISIÇÃO DA LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS) COMO PRIMEIRA LÍNGUA.. 2022. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Com base no percentual onde 95 das crianças surdas são filhas de pais ouvintes, e nas barreiras comunicativas entre estas crianças e seus familiares, é de extrema importância compreender sobre as concepções refletidas pelos pais ouvintes que têm filhos surdos e sua dinâmica familiar. Com isso, preocupo-me em analisar quais as percepções que estes pais possuem acerca da aquisição da Libra como primeira língua para a criança surda analisando se com a aprovação da ????????????????????????????????Lei da Libras - Lei 1043602???????????????????????????????? e da implementação do Decreto 562605 este discurso evoluiu acreditando acerca das visões e representações sobre a importância da Libras. A metodologia que utilizamos é qualitativa e pesquisa documental, já que aprofundaremos na temática utilizando de diferentes documentos selecionados para o embasamento teórico, com o objetivo de solucionar hipóteses. Os resultados da pesquisa demonstram que com o passar dos anos os discursos não apresentam grandes evoluções acerca da aquisição da Libras como primeira língua já que a visão clínica-terapêutica ainda se faz presente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201710641

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54866

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Larissa Braga Coelho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo