SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Uma proposta de sequência didática para a Educação Infantil

Autoria de: Stella Carvalho de Castro

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Cláudia Roquini Nascimento

Palavras-chaves: Educação, Infantil, Brincar, Matemática, Sequência didática

Data da defesa: 01/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 02/05/2022

Data da publicação: 02/05/2022

Referência: Castro, S. C. d. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Uma proposta de sequência didática para a Educação Infantil. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho busca realizar um estudo sobre o ensino da matemática na Educação Infantil, a partir da proposta de uma sequência didática de forma lúdica.. Este estudo se baseia nos autores ANDRADE E SOUSA (2011), ZABALA (1998) e MASCARIM (2017). A pesquisa apresentada neste trabalho é caracterizada como pesquisa bibliográfica. No desenvolvimento da escrita alguns contextos como criança, lúdico e matemática na Educação Infantil foram destacados a partir de diferentes autores. Como forma de iniciar atividades matemáticas, foi criada uma sequência didática, com os três primeiros processos, os mesmos são essenciais para o desenvolvimento das crianças. No decorrer da análise, busca-se compreender sobre o contexto no geral, refletindo sobre diversos aspectos, sendo eles questões históricas, pontos negativos e positivos, lúdico, brincar, a criança como ser principal, dentre outros. Por fim, entender alguns desses questionamentos nos permite pensar e buscar fazer a diferença e fazer diferente. Buscar cam

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201710646

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54966

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Stella Carvalho de Castro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo