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Título: GÊNERO E SEXUALIDADE A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CINEMA INFANTIL

Autoria de: Priscila de Assis Cicino

Orientação de: Alessandro Garcia Paulino

Presidente da banca: Alessandro Garcia Paulino

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Leandro Veloso Silva

Palavras-chaves: Gênero, Sexualidade, Cinema Infantil, Representatividade, Mulher

Data da defesa: 25/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 28/04/2022

Data da publicação: 28/04/2022

Referência: Cicino, P. d. A. GÊNERO E SEXUALIDADE A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CINEMA INFANTIL . 2022. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A presente pesquisa objetiva-se em torno de uma reflexão sobre gênero e sexualidade no cinema, com foco em analisar como a imagem da mulher vem sendo representada no cinema infantil, mais precisamente nos filmes de princesa produzidos pela ??The Walt Disney Company??, com a justificativa da mídia como recurso social e educativo. Dessa forma, buscamos fazer um estudo sobre os filmes baseados na vivência das princesas, em busca de instituir uma análise inicial e, assim, filtrarmos para que conseguíssemos chegar a um título específico. Utilizamos, como critério de escolha, uma trama em que as mulheres fossem protagonistas e que tivesse o sucesso obtido na estreia, mas que se mantivesse em destaque ainda nos dias de hoje. Outro critério se baseou na presença e influência midiática a qual fizesse parte do cotidiano das crianças nos dias atuais, seja por meio de brinquedos, músicas ou nas estampas de roupas. Assim sendo, o filme escolhido foi ??Frozen?? (2013) e o analisamos a partir da perspectiva de uma pesquisa documental, uma vez que o entendemos como um documento a ser esmiuçado e que contém grandes fontes de informações. Deste modo, foram entrelaçados teorias e autoresas de grandes nomes na temática como Scott (1995), Louro (1997, 2007), Xavier Filha (2012, 2016), Dinis (2008) e Fantin (2007), entre outros, que discutem o cinema como ferramenta pedagógica, que estudam o cinema infantil, além de abordarem sobre as questões de gênero e sexualidade na intencionalidade de embasarmos nossas discussões. Por fim, o trabalho mostra como as personagens são caracterizadas e como são construídas as suas relações com os demais a fim de entendermos e visualizarmos os avanços e retrocessos que o cinema infantil apresenta sobre a imagem da mulher.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201711097

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54876

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Priscila de Assis Cicino e Universidade Federal de Lavras

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