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Título: A Educação da Criança Autista Uma Revisão Bibliográfica

Autoria de: Rizete Ribeiro dos Reis

Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves

Presidente da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Primeiro membro da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões

Segundo membro da banca: Márcio Magalhães da Silva

Palavras-chaves: Espectro Autista, relações família-escola, inclusão, educação, autismo.

Data da defesa: 26/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 03/05/2022

Data da publicação: 03/05/2022

Referência: Reis, R. R. d. A Educação da Criança Autista Uma Revisão Bibliográfica. 2022. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses, é definido como uma síndrome comportamental que afeta o desenvolvimento motor e psiconeurológico, dificultando a cognição, a linguagem e a interação social da criança. A inclusão escolar da criança que apresenta o Transtorno de Espectro Autista é reconhecidamente um direito que deve ser garantido. Por isso, a escola deve se preparar para recebê-las. Consideramos, com este estudo, que a inclusão da criança autista requer da escola melhores condições para que haja uma multiplicidade de sentidos em cada momento vivido no ambiente escolar, de forma a estimular e possibilitar novas reflexões. Dessa maneira, a relação de professoras e professores é de suma importância, bem como a comunicação com a família. Em

Abstract: Autistic spectrum disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by atypical development, behavioral manifestations, deficits in communication and social interaction, repetitive and stereotyped behavior patterns, which may present a restricted repertoire of interests, it is defined as a behavioral syndrome that compromises motor and psychoneurological development, making cognition, language and social interaction difficult. The school inclusion of children with autism is recognized as a right that must be guaranteed. Therefore, the school must prepare to receive these students with their skills into the classroom. T! It was considered with this study that the inclusion of the autistic child requires better conditions from the school so that there is a plurality of meanings in each moment lived by the student in the school environment, I know how to let it go through a new reflection. In this way, the teachers relationship and communicationcollaboration with the family are of paramount importa

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201711920

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54999

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rizete Ribeiro dos Reis e Universidade Federal de Lavras

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