SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: REFLEXÕES SOBRE MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Título alternativo: REFLECTIONS ON THE ENVIRONMENT, ENVIRONMENTAL EDUCATION AND ART IN ELEMENTARY SCHOOL

Autoria de: Raquel Aparecida Silva Costa

Orientação de: Jacqueline Magalhaes Alves

Presidente da banca: Jacqueline Magalhães Alves

Primeiro membro da banca: Vanderleia das Dores Silva Liberato

Segundo membro da banca: Carolina Faria Alvarenga

Palavras-chaves: Educação Ambiental, Criatividade, Formação, Docente, Continuada.

Data da defesa: 26/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 04/05/2022

Data da publicação: 04/05/2022

Referência: Costa, R. A. S. REFLEXÕES SOBRE MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2022. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A Educação Ambiental -EA - se faz essencial para a formação dasos estudantes, dado que, por meio desta, se estabelece uma sensibilização sobre o meio ambiente e uma apropriação de conhecimentos nesse campo que tem o potencial de promover uma responsabilidade ambiental com o planeta. Dessa forma, proporcionar o ensino da EA no contexto escolar é de extrema relevância, como componente curricular ???????????????????????????????? entendendo componente curricular de diversas formas que não apenas em disciplinas Por meio deste trabalho realizamos uma revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos, e analisamos como as diversas formas da linguagem das artes pode fomentar o ensino e a educação ambiental. Por meio de um estudo de revisão de trabalhos acadêmicos, onde foram utilizados sítios eletrônicos de busca, juntamente com palavras chaves, apoiados em fundamentos teóricos, foi possível analisar como a linguagem das artes está inserida dentro de temáticas da EA. Conclui-se então que as escolas devem desenvolver essa temática em todos os níveis de ensino, fazendo-se essencial em cursos de formação de professoras e professores, do mesmo modo, nos projetos político-pedagógicos das instituições de ensino. Contudo, ainda é necessário explorar e variar as metodologias nesse campo de aprendizagem e os estudos acerca destas.

Abstract: Environmental Education -EE - is essential for the training of students, since, through this, an awareness of the environment is established and an appropriation of knowledge in this field that has the potential to promote environmental responsibility with the planet. In this way, providing the teaching of EE in the school context is of extreme relevance, as a curricular component - understanding curricular component in different ways that not only in disciplines Through this work we carried out a bibliographic review of academic works, and analyzed how the different forms of language of the arts can promote teaching and environmental education. Through a review study of academic works, where electronic search sites were used, along with keywords, supported by theoretical foundations, it was possible to analyze how the language of the arts is inserted within the themes of EE. It is concluded that schools should develop this theme at all levels of education, making it essential in teacher training courses, as well as in the political-pedagogical projects of educational institutions. However, it is still necessary to explore and vary the methodologies in this field of learning and the studies about them.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201720085

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54994

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Raquel Aparecida Silva Costa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo