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Título: BNCC, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FILANTROPIA

Autoria de: Sarah Lindsey Bernardineto de Faria

Orientação de: Claudio Lucio Mendes

Presidente da banca: Cláudio Lucio Mendes

Primeiro membro da banca: Rafael Silva

Segundo membro da banca: Tielle Alves Souto

Palavras-chaves: BNCC, Tecnologias digitais, Currículo, Neoliberalismo, Filantropia

Data da defesa: 25/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 03/05/2022

Data da publicação: 03/05/2022

Referência: Faria, S. L. B. d. BNCC, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FILANTROPIA. 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A proposta de uma Base Comum Curricular (BNCC) foi elaborada para ser implementada na Educação Básica sob o prisma das instituições de Estado e de instituições filantrópicas como a Fundação Lemann. A BNCC conta com dez competências gerais relacionadas a vários princípios ?? do conhecimento ao autoconhecimento e autocuidado, passando por empatia, cooperação, responsabilidade e cidadania. Essas competências, explicadas por várias habilidades e atreladas a vários conhecimentos, estão especificadas e organizadas por etapas para serem trabalhadas na Educação Básica. Neste artigo, nossas discussões direcionam-se aos discursos em torno da quinta competência (Cultura Digital), problematizando as afirmações a favor do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos currículos escolares a partir da BNCC. Para tal intento, utilizamos em nosso escopo metodológico, o diário de pesquisa e a revisão bibliográfica. O diário de pesquisa como um dos principais instrumentos da pesquisa qualitativa, sendo uma estratégia para pesquisadores, a ser empregada no trabalho de diversos temas da educação, podendo facilitar a autonomia do investigador. E a realização da revisão bibliográfica, estabelecendo uma problemática para o objeto de estudo atrelada a um objetivo a ser alcançado procurando a possível solução do problema em livros, artigos e publicações físicas e virtuais em geral e apresentada como contribuição científica. A busca foi finalizada, com o total de 59 textos, sendo resenhados, analisados e empregados neste trabalho 22 textos, entre artigos (sobre diário, revisão e análises da BNCC) e documentos oficiais. Ao olharmos para os documentos oficiais, fica evidente que as relações com as tecnologias digitais nas práticas pedagógicas não são novas nos documentos norteadores. Com a BNCC, essa relação fica evidente e se intensifica, mas sem estar atrelada a quaisquer políticas que estimule o emprego de tecnologias digitais nas escolas. Essa relação entre tecnologia, ensino e aprendizagem ainda é uma preocupação entre professores em formação e em atuação, pesquisadores e gestores escolares, havendo a necessidade de estudos e propostas mais específicos. É notável que um documento orientador como a BNCC possibilite e promova o discurso sobre o conhecimento digital, tanto em sua introdução quanto em suas competências gerais. Com isso, é extremamente necessário discutir suas orientações como uma base comum, considerando que o Brasil é um país extremamente desequilibrado socialmente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia/20212201720999

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54860

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sarah Lindsey Bernardineto de Faria e Universidade Federal de Lavras

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